Sidebar Menu

Japão começa a utilizar tecnologia 5G

 O acesso a essas novas redes 5G estará limitado, de início, a determinadas áreas de grandes cidades, incluindo Tóquio, Osaka e Sapporo
Foto: Freepik

A tecnologia 5G deixou de ser uma possibilidade no mundo da tecnologia e se tornou realidade. No Japão, usuários da internet já podem utilizar a conexão extremamente rápida a partir desta semana. De acordo com a emissora NKT, as maiores provedoras desse país já adotaram a tecnologia e estão lançando smartphones compatíveis com ela.

Na terça-feira (15), a empresa de telecomunicações NTT Docomo lançou em Tóquio o primeiro serviço de 5G do país. A medida coloca o Japão no mesmo patamar que os Estados Unidos, a Coreia do Sul e a China. Outras provedoras japoneses - a Softbank e a KDDI - também darão início a serviços de 5G ainda esta semana. Em junho, a empresa Rakuten Mobile pretende se unir às demais.

A nova tecnologia possibilita trocar dados, em enormes quantidades, numa alta velocidade. Um bom exemplo do uso dessa tecnologia é o de usuários que desejem baixar um filme completo de duas horas em apenas 3 segundos, ao invés de 5 minutos, tempo que se leva utilizando uma rede 4G.

O acesso a essas novas redes 5G estará limitado, de início, a determinadas áreas de grandes cidades, incluindo Tóquio, Osaka e Sapporo. Até março de 2021, a cobertura deve alcançar todas as províncias japonesas.

No Brasil, a expectativa é que a tecnologia 5G chegue ao público somente em 2021.

Veja mais notícias sobre GeralMundo.

Veja também:

 
No Internet Connection