Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Ibama busca empresa para monitorar desmatamento na Amazônia

Logo Giro

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou edital no Diário Oficial da União de quarta-feira (21) chamamento público de empresas especializadas no fornecimento diário por imagens de satélites de alta resolução espacial para geração de alertas diários de indícios de desmatamento.

O tema desmatamento causou tensão depois que o presidente Jair Bolsonaro demitiu o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, que divulgou dados que mostram a intensificação do desmatamento da Amazônia.

O INPE detectou aumento de 88% no desmatamento na Amazônia em junho comparado ao mesmo mês no ano passado e de 40% no acumulado dos últimos doze meses até o dia 31 de julho.

A BBC Brasil publicou em seu site uma reportagem com o título “Desmatamento na Amazônia seria o dobro do registrado pelo Inpe, aponta estudo de universidade americana”, assinada pela repórter Hyury Potter. Trata-se de um estudo de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oklahoma publicado na revista científica Nature Sustainability.

A Amazônia brasileira perdeu mais de uma Alemanha em área de floresta entre 2000 e 2017. São cerca de 400 mil quilômetros quadrados a menos de área verde, de acordo com o estudo.

O resultado apontado é mais que o dobro da área de 180 mil km² registrada no mesmo período pelo sistema de monitoramento de desmatamento anual adotado pelo Inpe, o Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes).

O conceito de floresta desmatada e a qualidade das imagens analisadas pelo satélite utilizado na nova pesquisa, com menos interferência de nuvens e sombras, são apontados como fatores para a discrepância nos resultados..

(trecho da reportagem da BBC Brasil)

Receba nossas notícias em seu e-mail