Sidebar Menu

Barueri promove a adoção responsável de pets

Só em outubro 61 cães e gatos foram adotados, mas é preciso muito mais.

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri conseguiu que 61 animais domésticos sob seus cuidados fossem adotados no mês de outubro. Desses 28 são cães, 20 fêmeas, 6 gatos e 7 gatas. Todos adotados possuem número de microchip, além de serem vacinados, vermifugados e castrados.

A secretária ressalta que a guarda responsável vai além de cuidados médicos e sanitários (vacinação, avaliação veterinária e higienização). O novo tutor precisa oferecer ao pet um espaço suficiente para abrigo e circulação, limpeza do local (recolhimento de fezes e limpeza do quintal para remoção de urina), alimentação adequada (ração ou dieta prescrita pelo médico veterinário) e disponibilidade de tempo para passeios, além de muito amor e carinho, pois esses pets, tendo em vista seu histórico de abandono, precisam de muito acolhimento.

Os riscos para saúde são altos para animais e pessoas quando os bichos encontrados circulando por vias públicas desordenadamente. A transmissão de doenças é um dos fatores, pois não há registro de vacinação, além do risco de sofrerem atropelamentos e maus tratos e da proliferação descontrolada.

A microchipagem feita por Barueri ajuda nesse controle. Em breve a cidade terá um serviço de Resgate Animal, que está em fase de implantação.

Quem tiver interesse em adotar deve comparecer ao Centro de Proteção de Animais Domésticos - Cepad 1, localizado na rua Vera Cruz, 340, no Jardim dos Altos, em Barueri. Funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, das 9 às 16h. O telefone é 4198-0819.

Não é necessário ser morador de Barueri e precisa apresentar CPF, RG e comprovante de residência.

Veja mais notícias sobre Geral.