Sidebar Menu

Baixe o nosso app de "Realidade Aumentada" e tenha uma nova experiência

Tecnologia traz novos formato para anúncios e leitura de reportagens do jornal e site.

O uso da Realidade Aumentada (baixe o app) é uma das grandes cartadas do jornal Giro S/A, que circula há 12 anos na região Oeste da Grande São Paulo. Segundo a diretora do semanário, Cláudia Azevedo, a ação conecta o jornal e o novo site. "Os veículos impressos, como jornais e revistas, passam pelo momento mais desafiador de toda a história com o avanço vertiginoso dos meios digitais, e isso nos obriga, naturalmente, a nos reinventar e unir ferramentas do mundo atual", explica. Nesta primeira etapa de lançamento o aplicativo está disponível para celulares com sistema Android. Em breve será lançada a versão para Android. 

BAIXE NOSSO APP - GIRO R/A

Selo de Realidade Aumentada (RA, na sigla em português) e o QR Code utilizados pelo jornal para oferecer novas experiências ao leitor. Sempre que essas imagens estiverem ao lado de matérias ou anúncios basta apontas o celular com os apps de RA ou QR Code baixados para visualizar o conteúdo em 3D, vídeos, podcast ou em outros formatos como ilustrações, infográficos.

A aplicação da Realidade Aumentada no jornal será feita em fotos de reportagens e anúncios. Nas matérias, quando o leitor posicionar o celular para a imagem ele poderá ver reproduzido na tela do seu celular um vídeo de entrevista ou ainda ouvir um podcast. "Queremos que nossos leitores tenham uma experiência única que, até o momento, não temos registro de precedente na imprensa da região, que saibamos", afirma a diretora.

Já em relação ao mercado publicitário, Cláudia aposta em um salto de qualidade nas propostas de formatos para as empresas anunciantes. O foco da executiva-chefe do jornal, que tem tiragem de 50 mil exemplares semanais, é ampliar o volume de negócios com a inovação. "O mercado publicitário para os jornais hoje não é como foi há cinco anos, embora, especialmente no caso do Giro S/A, as receitas não tenham sofrido retração a ponto de nos causar preocupação, mas é fundamental ganhar a dianteira", conta.

Para os anúncios no jornal, o app de Realidade Aumentada vai reproduzir nos smartphones e tablets dos leitores a apresentação em 3D de um prédio, de uma casa decorada ou até mesmo de um novo carro que está sendo lançado. "Tudo será possível fazer com a RA. Já temos clientes encomendando a produção para anúncios de seus negócios, temos escolas e incorporadoras interessadas", revela. 

Veja mais notícias sobre Geral.