Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

AMB pede ao Governo Federal que feche as fronteiras

Logo Giro
AMB envia carta ao presidente Jair Bolsonaro solicitando o fechamento das fronteiras do Brasil com a Venezuela e a Guiana. Associação teme proliferação maior do coronavírus e alega que cidade não possui estrutura para enfrentar a doença com a intensificação de atendimentos. Foto: Divulgação.

A Associação Médica Brasileira (AMB) encaminhou um ofício ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, solicitando o fechamento das fronteiras do Brasil com a Venezuela e com a Guiana. “É urgente que se feche as fronteiras do Brasil com estes países. Temos relatos que faltam equipamentos mínimos de proteção individual, inclusive máscaras, com a intensificação dos atendimentos na região, após o primeiro caso confirmado de coronavírus”, afirma Lincoln Ferreira, presidente da AMB.

A solicitação surgiu após a associação ter recebido relatos da presidente da AMB Roraima, Nympha Carmen Akel Thomáz Salomão, sobre a situação no estado, com a migração de venezuelanos. As frágeis condições sanitárias e de saúde do país vizinho tem feito a população atravessar a fronteira em busca de atendimento médico e uma nova oportunidade na vida.

A cidade de Pacaraima recebe, em média, 500 a 700 venezuelanos por dia, aumentando o risco de circulação do novo coronavírus em RR, além de sobrecarregar ainda mais os equipamentos de saúde estaduais e da capital.

As rotas usadas pelos venezuelanos inclui, além da fronteira com o Brasil, a divisa com a Guiana.

Receba nossas notícias em seu e-mail