Sidebar Menu

Whatspp será processado por compartilhar dados com outra rede social

Twitter também vem sendo processado
Os dados compartilhados não envolvem o conteúdo de mensagens trocadas por usuários. (Foto: Pexels)

O mais famoso aplicativo de toca de mensagens, o Whatsapp, está sendo processado por compartilhar dados com o Facebook. O inquérito foi aberto pelo governo da Irlanda, através da Comissão de Proteção de Dados do país.

Comprado pela rede social mais utilizada no mundo em 2014, o aplicativo de mensagens teve seus termos de serviços atualizados em 2016, onde os usuários poderiam sincronizar seus números de telefone com o Facebook para ter "melhores sugestões de amizade e anúncios mais relevantes".

De acordo com o site TecMundo, o objetivo do inquérito é analisar a troca de dados entre as duas plataformas violam o Regulamento Geral sobre Proteção de Dados (GDPR). Foi analisado se esse sistema de compartilhamento garante a transparência exigida pelo órgão.

O regulamento vigora por toda a União Europeia (UE) e regulamenta o direito europeu sobre privacidade e proteção de dados pessoais.

Entretanto, é necessário destacar que os dados compartilhados não envolvem o conteúdo de mensagens trocadas por usuários dentro do aplicativo.

As autoridades irlandesas divulgaram que o WhatsApp e o Facebook estão respondendo por processos separadamente.

A comissão explicou, em documento, que a empresa de Mark Zuckerberg foi indiciada por não possuir uma base legal para o processamento de dados dos usuários no ambiente virtual.

Outra rede social que vem sendo investigada na Irlanda é o Twitter. O inquérito que tramita na justiça irlandesa é sobre um vazamento de dados em novembro de 2018 e a reação da rede social teve para lidar com o incidente. O parecer não foi divulgado pelo órgão.

Veja mais notícias sobre Mundo.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection