Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Esportes reúnem 15 mil alunos por mês em Barueri

Logo Giro
Variedade de atividades.
A Escolinha de Esportes de Barueri oferece atualmente 18 modalidades, como vôlei e artes marciais – Foto: Flávio Costa

Barueri conta com a Escolinha de Esportes, que agrega 18 modalidades. Um dos planos da secretaria de Esportes era atingir a meta de 12 mil pessoas, de crianças até adultos, por mês, atendidas. “Já batemos essa meta. Atualmente, são 15 mil alunos que praticam atividades mensalmente. Isso gera em torno de 83 mil atendimentos/mês, levando-se em consideração o número de vezes e de modalidades por pessoa que varia. Há alunos que praticam uma modalidade e outros duas ou três. E uma vez na semana ou mais vezes”, afirma Tom Moisés, secretário de Esportes.
No programa Vida Saudável são 5 mil adultos para combate do sedentarismo. “Por volta de 2 mil pessoas passaram a fazer alguma atividade. Nos preocupamos também com os maiores. Muitas gestões atendem apenas crianças e jovens. A principal missão é garantir o acesso da população às práticas esportivas e ao lazer”, acrescenta Moisés.
As modalidades que fazem sucesso são futsal, voleibol e artes marciais – 7 ao todo, com destaque ao jiu-jitsu. “Temos 13 mil atletas disputando o campeonato municipal de futebol amador (inclui futsal e futebol)”, diz o secretário. A natação não faz parte das modalidades porque segundo Moisés “é difícil conciliar vigilância sanitária, manutenção e risco de afogamento”.
Em 2020 está prevista a inauguração de um novo centro esportivo no Jardim Silveira, com investimentos de R$ 60 milhões. O espaço será um complexo vertical de ginásios, incluindo um superior para 3 mil pessoas e até pista de atletismo.

MATÉRIA 2
Tainara, do Hinode Barueri, começou fazendo a Escolinha
A ponteira Tainara Lemes Santos, de 19 anos, do time de voleibol Hinode Barueri, foi destaque no último jogo da Super Liga, dia 19. A atleta começou aos 12 anos na Escolinha de Esportes de Barueri, indo, depois, para a categoria de base do antigo GRB.
“Foi um período de ensinamento, de aprendizado. A participação na escolinha foi muito importante para a realização do teste na base”, afima Tainara. A jogadora, claro, almeja a seleção brasileira adulta. Tainara também é capitã da seleção Sub-20.
Em relação ao jogo de terça-feira contra o Osasco, ela diz que foi desafiador. “Jogar em um nível de Superliga nunca será fácil, ainda mais para as novatas. Mas estou muito feliz por ter superado os desafios e ajudado a equipe”, finaliza ela.

Receba nossas notícias em seu e-mail