CIOESTE fecha acordo internacional para promover inovação na região

Representantes das cidades e regiões metropolitanas brasileiras participam do primeiro encontro do Programa Internacional de Cooperação Urbana (Foto: Divulgação)

O Consórcio Interestadual da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE) – Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba –firmará acordo de colaboração com a cidade de Bielsko-Biala (Polônia) para elaborar, de forma conjunta, modelos de desenvolvimento sustentável e inteligente.

A parceria acontece no âmbito do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), iniciativa financiada pela União Europeia para promover a implementação da Nova Agenda Urbana na América Latina.

O objetivo dessa iniciativa é fazer com que as cidades da América Latina unam-se a outras europeias para o intercâmbio de conhecimentos e experiências que ajudem na implementação de políticas de sustentabilidade de modo a construir a Nova Agenda Urbana na região latino-americana. Trabalhando como parceiros, com uma filosofia comum, deverão estabelecer melhores métodos para planejar, financiar, desenvolver, regular e administrar as cidades.

Localmente, nas cidades selecionadas para este programa, deverá ser impulsionado o desenvolvimento econômico por meio da implementação da Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3) desenvolvida pela União Europeia, uma metodologia para promover mudanças estruturais das economias regionais, baseada em conhecimento e inovação.

Nesse contexto, Carlos Eduardo Siqueira Abrão, diretor de projetos do CIOESTE, esteve em Bruxelas (Bélgica), nos dias 9 e 10 de novembro, para o primeiro encontro que reuniu representantes de 20 cidades da América Latina e Europa selecionadas para participarem do IUC – as brasileiras, além das que integram o CIOESTE são:São Leopoldo (RS), Benedito Novo (SC), Belo Horizonte (MG); Vitória (ES), Araripina (PE). As demais cidades da América Latina incluídas no programa estão na Argentina, Colômbia e México.

Ao lado do diretor de projeto IUC, Manuel Fuentes, e sua equipe, o encontro também contou com a presença de representantes do Comitê das Regiões, do Serviço de Ação Exterior da União Europeia, da Comissão Europeia, em particular das Diretorias de Política Urbana e Regional, de Ação para o Clima e Meio Ambiente e de Serviço de Instrumentos de Política Exterior, além de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),Banco Europeu de Investimentos e UN-Habitat e cidades convidadas como: Mannheim e Frankfurt (Alemanha), Chongqing (China), Montreal e Ottawa (Canadá), Manchester (Reino Unido), Yokohama (Japão), Bologna (Itália), Almada (Portugal) e Malmö (Suécia).

O evento permitiu a apresentação, de forma oficial, das diferentes cidades latino-americanas participantes e as correspondentes cidades europeias com as quais estabelecerão a cooperação, além da definição dos temas prioritários que serão trabalhados de forma conjunta durante o próximo ano.

O encontro também serviu para que as cidades apresentassem suas experiências sobre a luta contra a mudança climática, desenvolvimento sustentável e inovação.

Sobre IUC

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) tem como objetivo apoiar cidades em diferentes regiões do mundo a compartilharem soluções para problemas comuns no desenvolvimento urbano sustentável no âmbito da Nova Agenda Urbana e da luta contra as mudanças climáticas.