Sidebar Menu

​Brasileirão volta dia 9 de agosto, diz CBF

Entidade se posiciona após declaração de governador de São Paulo
Doria diz que clubes paulistas não jogam campeonato nacional antes da conclusão do estadual. (Foto: Arquivo / CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta segunda-feira (6), a data do início do Campeonato Brasileiro para o dia 9 de agosto. 

A decisão foi divulgada através de uma nota publicada no site da entidade, após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), declarar em uma coletiva de imprensa que os clubes paulistas não poderão iniciar a participação no Brasileirão antes do término do Campeonato Paulista.

São Paulo é o estado com o maior número de clubes na competição nacional, cinco ao todo (Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos e Red Bull Bragantino).

Devido à pandemia do coronavírus, o Governo Estadual determinou a volta dos trabalhos dos centros de treinamento dos clubes no último dia 1º.

Entretanto, outras equipes do país estão em atividades há mais tempo, como os times cariocas que estão na final da Taça Rio e os clubes gaúchos e mineiros que, que vem treinando há mais de um mês.

Por conta disso, a entidade teme um desequilíbrio técnico na volta do Brasileirão.

Segundo o secretário Estadual de Esportes, Aildo Ferreira, as realizações de eventos esportivos podem ser autorizadas a partir de 27 de julho, nas regiões que estão na fase amarela do Plano São Paulo.

Confira abaixo a nota emitida pela CBF.

"A respeito da declaração do governador de São Paulo, João Doria, em coletiva nesta segunda-feira, 6, sobre o Campeonato Brasileiro, a CBF afirma que: 1 - Os clubes de São Paulo aprovaram, em reunião no dia 25 de junho, com a presença dos 40 clubes das Séries A e B, as datas de 9 de agosto para o início da Série A do Campeonato Brasileiro e 8 de agosto para início da Série B. 2 - Para preservar estas datas, os clubes concordaram em jogar fora de seus domínios, transferindo o seu mando de campo para outra cidade ou estado caso o seu local de jogo não esteja liberado nas datas de início das competições. Essa decisão foi tomada em votação que contou com o apoio de 19 clubes da Série A, incluindo todos os de São Paulo. 3 - Os clubes de São Paulo disputantes do Campeonato Brasileiro da Série A reafirmaram sua posição em contato com a CBF, nesta segunda-feira, 6. A CBF e a Federação Paulista de Futebol [FPF] estão em permanente sintonia em relação aos temas de interesse do futebol brasileiro", diz a nota.

Veja mais notícias sobre Esportes.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection