Sidebar Menu

Eleições 2020: foi dada a largada!

Editorial publicado na edição 497, de 13 de março de 2020
Ilustração: Carlos Muller

Apesar da eleição, com direito de pedir voto e distribuição de material, ter inicio apenas em 16 de agosto, vemos que já foi dada a largada rumo ao pleito de 4 de outubro. Nesta data, os eleitores vão escolher os representantes para os poderes Executivo (prefeitos) e Legislativos (vereadores).

Como todos sabem, essa será a primeira disputa sem coligação partidária nas eleições proporcionais (vereadores), fato que é considerado um agravante na montagem das chapas partidárias, pois, sem os 'puxadores de votos' será necessário habilidade política na composição de uma chapa forte e com possibilidade de eleger representantes. Com esse agravante, diversos políticos estão aguardando a dança das cadeiras partidárias ganhar mais 'força' para tomar uma decisão, talvez por medo de não conseguirem garantir a vitória nas urnas. Em Osasco e Barueri, existem parlamentares que já anunciaram que só vão definir o futuro próximo da data limite: 3 de abril.

Outra novidade nesta eleição será a adesão a candidaturas coletivas onde é eleito um vereador e um número de covereadores. À medida que ainda causa confusão e que não é regulamentada pela Justiça visa aumentar a participação popular nos mandatos. No entanto, apesar de obter simpatizantes existem especialistas que criticam o modelo e consideram que todos os mandatos são coletivos e populares. (veja matéria na página 6).

Mas, enquanto os nomes não são oficializados, a certeza é apenas uma: a campanha deste ano terá um clima quente. O eleitor terá que ficar atento ao uso das fake news e boatos. Então, na eleição com regras diferente pode-se dizer que vale uma antiga sugestão: pesquisa todas as informações em fontes confiáveis antes de votar, pois você é quem vai definir o futuro da sua cidade. 

Veja mais notícias sobre Editorial.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection