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Varejo: vendas cresceram 3,0% no mês de dezembro, aponta Índice Cielo

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Supermercados e hipermercados colaboraram com a aceleração em dezembro do IVCA (Divulgação/Freepik)

As vendas do varejo em dezembro de 2021 aumentaram 3,0%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2020. Em termos nominais (que não considera o desconto da inflação), a alta registrada foi de 14,6%. Esses são os números do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), criado pela empresa do segmento de serviços financeiros sediada em Barueri.

Efeitos de calendário contribuíram para a alta. Em dezembro do ano passado houve uma sexta-feira a mais, dia de movimento mais forte, e uma terça-feira a menos, dia em que a movimentação é menor. Além disso, o mix de dias que antecedeu o Natal em dezembro de 2021 resultou em um dia útil a mais que no Natal celebrado em 2020.

“Dezembro registrou o segundo mês de alta consecutiva nas vendas. Esse cenário pode ser atribuído ao desempenho do Natal de 2021, que apresentou vendas mais fortes que as verificadas em 2020 e de um comércio mais ativo que o verificado em 2020”, afirma Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo. “Avaliando o comportamento do Varejo em 2021, houve um crescimento de 0,8%, embora ainda estejamos em um patamar de vendas 13,3% abaixo do observado em 2019”, acrescenta Lippi.


Inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, apontou alta de 10,06% no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 0,73% em dezembro. O setor de Transportes destacou-se, impactado pela alta dos combustíveis. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 11,3%, desacelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.

Setores
Os macrossetores de Bens Não Duráveis e Serviços apresentaram aceleração na passagem mensal, enquanto o de Bens Duráveis e Semiduráveis e Serviços experimentou desaceleração. Esse resultado é válido descontando-se a inflação e com o ajuste de calendário. No macrossetor de Bens Não Duráveis, Supermercados e Hipermercados colaboraram para a aceleração. No de Serviços, o destaque para a aceleração foi o segmento de Alimentação – Bares e Restaurantes. Já no macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, o segmento de Móveis, Eletro e Departamento apresentou a maior desaceleração.

Todas as regiões cresceram
Quatro regiões apresentaram crescimento em relação a dezembro de 2021, de acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, A região Norte registrou alta de 5,6%, seguida do Sul (+4,2%), Sudeste (+1,6%) e Centro-Oeste (+1,1%). A única região que registrou queda nas vendas foi o Nordeste, com -1,9%. 

Pelo ICVA nominal e com ajuste de calendário, a região Sul registrou aumento de 15,2% nas vendas. Na sequência aparecem: Norte (+13,5%); Sudeste (+12,7%); Centro Oeste (+11,6%) e Nordeste (+10,7%). 

Resultado Anual 
Segundo o IVCA, o crescimento nas vendas em 2021 foi de 0,8%, descontada a inflação, em relação a 2020. Em termos nominais o comércio cresceu 12,7%. 

O macrossetor de Serviços, o mais afetado pela pandemia de Covid-19, no ano passado registrou o maior aumento, descontada a inflação, com 6,8%. Em termos nominais, o crescimento foi de 13,3%. Em seguida, vêm os Bens Duráveis e Semiduráveis, com altas de 3,9% deflacionada e de 12,4% nominal. O macrossetor de Bens não Duráveis apresentou um recuo deflacionado de 2,2% e, em termos nominais, um crescimento de 12,4%.

Considerando os resultados regionais, a região Norte apresentou o maior avanço, 4,4% no deflacionado. Em seguida, vêm, o Centro-Oeste (1,9%), o Nordeste (+1,6%), o Sul (+1,4%) e o, por último, o Sudeste (+0,3%). Em termos nominais, o Norte também apresentou a maior alta, com 16,2%, seguido por Centro-Oeste (+13,9%), Nordeste (+13,9%), Sul (+13,5%) e Sudeste (+11,6%).

ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado acompanha todo mês a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela empresa, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,3 milhão de varejistas credenciados à Cielo. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho mensal.

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