Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

União decide vender sua fração de imóveis em Alphaville

Logo Giro

Pela primeira vez na história dos 45 anos da construção de Alphaville, o governo federal realiza a chamada remição, ou seja, abre a oportunidade para que 48 mil ocupantes de imóveis da União adquiram o domínio pleno desses bens. Propriedades em área de aforamento possuem 17% do terreno em sociedade com a União.

Em Alphaville e Tamboré estão incluídos residenciais horizontais como Alphaville Zero, 1, 2, 3 e 4, além dos Tamborés 1, 2 e 3, entre outros, além de prédios.

Essa semana a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, anunciou que vai abrir oportunidade para que 48 mil ocupantes de imóveis da União adquiram o domínio pleno desses bens. O trabalho começará com um projeto piloto, que deverá envolver cerca de 4 mil imóveis na área industrial de Alphaville. Técnicos da SPU farão as avaliações dessas áreas para definir o preço que os atuais foreiros terão que pagar para obter o domínio pleno.

De acordo com Celso Neto, diretor jurídico da Alpha Soluções, empresa especializada em regularização de imóveis, haverá uma discussão sobre valores. Isso porque existe um valor venal que é referência da prefeitura e um outro valor que a própria SPU aplica e é discutido para referência de pagamento de foro (taxa anual) e laudêmio (5% sobre o valor do terreno quando ocorre transferência do imóvel). Agora, a SPU fala em “valor de domínio pleno”, ou seja, para Celso poderá ser um valor de mercado, bem acima do venal.

O advogado diz que a procura pelo escritório está intensa essa semana, após o anúncio. Para ele, é uma oportunidade para o proprietário que está regularizado valorizar seu imóvel e para quem não tiver a papelada em dia, para regularizar de vez. Será preciso também pagar o ITBI, imposto municipal sobre transmissão de bens imóveis.

Foto: Alphaville Urbanismo/Divulgação

Legenda: Para advogado de empresa especializada em regularização de imóveis muitos imóveis em Alphaville estão irregulares e esta seria uma grande oportunidade de regularizá-los

Receba nossas notícias em seu e-mail