Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Redução de 10% no preço da energia elétrica elevaria o PIB em 0,45%, segundo Ipea

Logo Giro
Região que mais se beneficiaria seria o Centro-Oeste, seguida da Sudeste e Sul (Divulgação/Freepik)

Um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na segunda (30) mostra que uma redução de 10% no preço da energia elétrica no Brasil elevaria o Produto Interno Bruto (PIB) em 0,45 ponto percentual. A simulação leva em conta o Projeto de Lei nº 414/2021, em tramitação na Câmara dos Deputados, que trata da modernização do setor elétrico e deve promover quedas no valor das tarifas, devido à maior concorrência e liberdade de escolha dos consumidores.

Erik Alencar de Figueiredo, presidente do Ipea, calculou que a região que mais se beneficiaria com a queda de 10% seria a Centro-Oeste: 0,74 p.p de crescimento do PIB. Em seguida, as regiões Sudeste e Sul, em patamar similar: 0,46 p.p. e 0,45 p.p., respectivamente. As demais regiões, Nordeste e Norte, teriam benefícios correspondentes a 0,35 p.p. e 0,34 p.p., respectivamente.

PL 414/2021

O projeto de lei 414/2021 inclui todos os tipos de consumidores, tanto pessoas físicas como jurídicas. O PL foi tema de uma edição do Ciclo de Palestras sobre Legislação e Políticas Públicas realizada pelo Ipea em maio.

Segundo o estudo “Modernização do Setor Elétrico: Redução da Tarifa de Energia e seus Rebatimentos Sobre o Crescimento Econômico Regional, de autoria de Figueiredo, o PL traz várias vantagens. O documento destaca que energia mais barata para empresas implica menor custo de produção, maior produtividade e, no final do processo produtivo, mercadorias e serviços mais baratos. Já para o consumidor, a redução do valor da sua conta de energia significa um ganho real em sua renda disponível e a possibilidade de aumentar e/ou diversificar o seu consumo.

No ano passado, o PIB brasileiro cresceu 4,60%. Caso houvesse uma energia 10% mais barata, esse crescimento teria sido de 5,05%. Ou seja, quase R$ 40 bilhões a mais de geração de riqueza (considerando que o PIB de 2021 foi de R$ 8,7 trilhões). 

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.