Sidebar Menu

​Recuperação econômica: Mais de 23 mil empresas foram abertas em setembro no estado de SP

Número é superior ao registrado em agosto, que já havia sido o maior em 22 anos
Governo estadual anuncia suspensão de cobrança de tarifa para abertura de empresas (Foto: Divulgação/Freepik)

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na última sexta-feira (2), que no mês de setembro foram registrados 23.205 novos cadastros de pessoas jurídicas - número superior ao de agosto deste ano. O dado foi divulgado durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital. Os números fazem parte de um levantamento feito pela Junto Comercial do estado de São Paulo (Jucesp), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. 

"Este é um bom sinal que demonstra a gradual recuperação econômica do estado de São Paulo, após o pior período da economia no Brasil e no mundo, diante da pandemia da covid-19. Em setembro, o saldo positivo entre empresas que abriram e fecharam as portas, é quase 30% superior ao mesmo período de 2019. É a maior abertura de novas empresas na história de São Paulo, pelos dados da Jucesp", destacou Doria.

De acordo com o governo estadual, esta é a quinta alta seguida na abertura de empresas em todo o estado desde abril, período que sofreu forte desaceleração devido à pandemia do coronavírus. O registro mais recente supera o mês de agosto deste ano, quando foram realizadas 22.825 novas aberturas de empresas.

"Este é um bom sinal, que demonstra a gradual recuperação econômica do estado" afirmou João Doria, governador do estado de SP (Foto: Divulgação/Governo do estado de SP)

Baixas
A Jucesp registrou o fechamento de 9.859 empresas nos últimos meses, totalizando 13.346 ao longo do ano até o momento. Com isso, o estado contabiliza o maior saldo líquido anual: 13.346 novos CNPJ's. O aumento chega a 29% na comparação com setembro de 2019, quando foram abertas 10,3 mil empresas. Além disso, em razão da pandemia, a Jucesp dispensou o pagamento da tarifa para abertura de novas empresas no estado. A ação faz parte do projeto de retomada econômica feita pelo governo estadual para estimular o empreendedorismo, a economia, renda e emprego. A medida válida até 23 de outubro e contempla todos os tipos jurídicos de empresas.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection