Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Pesquisas buscam entender novo coronavírus e descobrir a cura

Logo Giro
No Brasil uma pesquisa avalia mais de 2 mil medicamentos para verificar a eficácia contra a Covid-19 (Foto: Agência Brasil)

Com a velocidade da disseminação da pandemia espalhou-se também o esforço de pesquisadores para entender melhor o vírus, como ele é transmitido e o que pode ser feito para prevenir a infecção e tratar os pacientes que contraíram a doença decorrente dele, a Covid-19.

Algumas universidades ganharam relevância mundial com o monitoramento do avanço da pandemia, como a Johns Hopkins, dos Estados Unidos. No Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), centro de pesquisa vinculado ao Ministério da Saúde, não só sistematiza informações como vem promovendo diversos estudos sobre o vírus.

Sobre diagnóstico, outra frente tem sido o desenvolvimento de testes que possam ser mais baratos e rápido do que os disponíveis. Um exemplo é a investigação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Teranóstica e Nanobiotecnologia (INCT TeraNano), sediado na Universidade Federal de Uberlândia (MG), que desenvolveu uma solução para testagem rápida de casos de Covid-19 usando tecnologia que pode apresentar o resultado em 1 minuto.

A expectativa dos pesquisadores é que essa solução fique pronta até o início de maio. Os testes rápidos utilizados no Brasil levam cerca de 30 minutos para dar o diagnóstico.

Até a última atualização, a OMS tinha 614 estudos registrados. Na plataforma da OMS eram registradas, na última semana, 17 pesquisas envolvendo o Brasil.

Pesquisadores da Fundação de Medicina Tropical e da Universidade Estadual do Amazonas iniciaram um estudo para analisar a cloroquina no tratamento da Covid-19. Os resultados preliminares apontaram riscos à vida dos pacientes que receberam altas doses da substância.

O Centro de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, iniciou uma pesquisa para avaliar mais de 2 mil medicamentos para verificar a eficácia contra a Covid-19, todos eles já registrados no Brasil.

Receba nossas notícias em seu e-mail