Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Para agilizar as entregas, Mercado Livre firma contrato com a Gol

Logo Giro
Em algumas rotas, a empresa prevê redução para um dia na entrega da encomenda (Divulgação/Mercado Livre)

Um dos líderes no segmento de e-commerce no mercado brasileiro, o Mercado Livre, sediado em Osasco, fechou parceria com a companhia aérea Gol para a entrega de produtos comprados por meio do marketplace. O contrato tem duração de dez anos e prevê o uso de frota exclusiva de seis aviões cargueiros 737-800 BCF. As operações de três aeronaves já começam no segundo semestre deste ano. As três restantes devem começar a operar como cargueiros até o terceiro trimestre de 2023.

Ambas as empresas garantem que a ação diminuirá o tempo de entrega dos pacotes em alguns locais: a maioria para dois a um dia. Em Manaus, hoje, normalmente a entrega leva de nove a oito dias. Em Belém, de quatro a seis dias. Já os consumidores das cidades de Fortaleza, São Luís, Teresina, Recife, Natal, João Pessoa e Salvador costumam receber suas encomendas em três a quatro dias. Para Brasília, Goiânia e Cuiabá o prazo previsto é ainda menor: encomendas devem chegar em apenas um dia, ante os dois dias atuais de espera.

Reduções de 80% e 50%
O Mercado Livre espera diminuir em até 80% o tempo de entrega nas rotas consideradas mais longas, como as das regiões Norte e Nordeste. Nas rotas médias, como as do Centro-Oeste, estima-se redução de até 50%.

Os aviões da Gol são da atual frota voltada para o transporte de passageiros, que serão convertidos em cargueiros. Eles terão capacidade de transportar até 24 toneladas de produtos.

Segundo o acordo, a Gol pode fornecer mais seis aviões até o ano de 2025. Nesse caso, a conversão em cargueiros deve ser feita pela própria Gol, por meio da divisão Gol Aerotech, unidade responsável pela manutenção, reparos e revisões de aeronaves e componentes, instalada no aeroporto de Confins (MG).

*Com informações do Uol Economia.

Receba nossas notícias em seu e-mail