Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Mercado reage bem a novo financiamento pelo IPCA

Logo Giro
Caixa Econômica Federal em oferecer contratos habitacionais corrigidos pela
inflação oficial

O mercado recebeu bem a iniciativa da Caixa Econômica Federal em oferecer contratos habitacionais corrigidos pela inflação oficial (IPCA). Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção José Carlos Martins, a medida deve movimentar o mercado ao atrair mais recursos para o financiamento, aumentar a concorrência entre bancos e criar um mercado secundário atuante. A grande vantagem, segundo Martins, é que dessa forma é possível baixar as taxas de juros, além de atrair mais investidores.

“As mudanças são positivas, pois o consumidor passa a ter acesso a mais uma alternativa de crédito, com prestação inicial menor, ao mesmo tempo que se dinamiza o mercado de funding“, opina BasilioJafet, presidente do Secovi-SP.

Para o vice-presidente da CNL, Daniel Luxo, a medida é benéfica para o segmento imobiliário. “Há muito espaço para o financiamento imobiliário. Temos apenas 9% de crédito imobiliário em relação ao PIB. Outros países têm de 45 a 60%”, afirma. A mudança do indexador vai dar continuidade aos financiamentos, porque os recebíveis são negociados em mercados. “Nosso modelo com TR tem baixa atratividade. Não conseguimos repassar esses títulos e realimentar a cadeia produtiva com recursos financeiros. O funding passa a ter redução de risco.”

Na opinião do executivo, a redução da parcela mensal cria segurança para o financiamento chegar até o fim. “Seguindo essa tendência haverá mais financiamentos e a cadeia produtiva da construção civil permitirá o crescimento de vagas para trabalho direto e indireto. É uma medida acertada e provavelmente iremos a um novo patamar de capacidade de crédito no país para o mercado imobiliário”, conclui.

Receba nossas notícias em seu e-mail