Sidebar Menu

​Linhas 8 e 9 da CPTM entram no novo pacote de concessões do Governo do estado de SP

Projeto terá investimento de U$ 500 milhões de dólares
"Será o mais audacioso plano de desenvolvimento econômico já realizado em São Paulo", explicou o governador do estado de São Paulo, João Doria.

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na tarde de sexta-feira (16), um plano econômico estimado em R$ 36 bilhões para a impulsionar a economia do estado e gerar cerca de dois milhões de empregos. Chamado de "Retomada 21/22", o programa será coordenado pela Secretaria de Fazenda e Planejamento, encabeçada pelo secretário Henrique Meirelles. O anúncio ocorreu durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo.

Segundo Doria, o programa tem 19 projetos que visam atrair investimentos da iniciativa privada nacional e estrangeira. O governo busca conseguir o maior número de parcerias, em especial no setor de infraestrutura. Entre os projetos, estão as concessões das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), que cortam Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira e Itapevi. "Serão beneficiados 14 polos de desenvolvimento econômico, entre eles tecnologia, comércio, serviços, saúde, indústria, infraestrutura, turismo e agricultura. É o mais audacioso plano de desenvolvimento econômico já realizado em São Paulo", acrescentou Doria.

Além das linhas da CPTM, trajetos do metrô, hidrovias e aeroportos estão no programa. As ações estão focados em seis eixos: infraestrutura, dinamismo setorial, ambiente de negócios, desenvolvimento sustentável, redução de desigualdades e internacionalização. Todo o projeto faz parte do programa de retomada econômica do estado, o Plano São Paulo. 

A concessão das linhas 8 e 9 da CPTM somam mais de U$ 500 milhões de dólares (Foto: Felipe Barros/ExLibris/Secom-Prefeitura de Itapevi)

CPTM
De acordo com o Secretário da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo, Henrique Meirelles, a concessão das linhas 8 e 9 da CPTM somam mais de U$ 500 milhões de dólares. O ex-ministro da Fazenda também destacou o projeto "Trem Intercidades", entre as cidades São Paulo e Campinas, que deve ter 565 mil passageiros por dia, e investimentos de U$ 1,4 bilhões de dólares. A concessão dos dois serviços tem previsão de ocorrer até 2021. "São Paulo cresceu mais que o dobro da média brasileira em 2019. O Retomada 21/22 está sendo lançado para retomar este desempenho e ampliá-lo nos próximos dois anos", disse Meirelles. "O foco do plano é impulsionar o crescimento de uma economia que já é dinâmica, diversificada e com muitas oportunidades de investimentos para gerar crescimento, emprego e renda", acrescentou.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection