​Entre junho e agosto, Usina de Pirapora do Bom Jesus gerou 57% da energia de 75 mil residências

Pequena Central Hidrelétrica, localizada no rio Tietê, é administrada pela EMAE e possui capacidade suficiente para atender 300 mil pessoas
Com baixo impacto ambiental, o espaço utiliza a barragem e o reservatório já existente no Tietê  (Uelson Henkell/Giro S/A)

Um dos principais provedores de abastecimento de energia elétrica, entre as 11 cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da região oeste (*Cioeste), é a Pequena Central Hidrelétrica de Pirapora do Bom Jesus. Criada em 13 de dezembro de 2014, o empreendimento é administrado pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (EMAE), do governo do estadual.

Localizada no rio Tietê, o espaço possui capacidade instalada de 25 megawatts (MW), atendendo de 75 mil residências, cerca 300 mil pessoas. À reportagem do Giro S/A, a EMAE explicou, na última semana, que média de energia elétrica produzida, entre os meses de junho e agosto, foi de 14,32MW, tendo como produtibilidade de 57%.

"A quantidade de geração de energia da PCH Pirapora está diretamente ligada com o volume de chuvas. De janeiro a maio de 2021, a geração média da central foi de 18,01MW, uma produtibilidade de 72%", afirmou a EMAE.

Com baixo impacto ambiental, o espaço utiliza a barragem e o reservatório já existentes e também reduz a quantidade das espumas que se formam nas águas do Tietê, naquele trecho. "O projeto da PCH conta com um sistema de captação que desvia a água por um túnel até a Casa de Força, local onde duas turbinas são acionadas para a geração da energia. A energia gerada é transferida para a subestação e, posteriormente, para a rede", afirmou a companhia estadual.

*Cidades do Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 20 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/