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Empresas com sede na região são alvo de “golpe do delivery”

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Aplicativo Rappi é o campeão de registros no Procon do “golpe do delivery”, com 105 ocorrências (Divulgação/Rappi)

A pandemia fez explodir a demanda dos aplicativos de entrega de comidas prontas, como o iFood e a Rappi, empresas que mantém sede em Osasco. Na esteira do sucesso de vendas, no entanto, as companhias têm observado um grande aumento no número de golpes.

Segundo levantamento do Procon-SP, reclamações de golpes aplicados por entregadores de aplicativos de comida destas empresas em clientes aumentaram 186% nos cinco primeiros meses do ano em relação a 2020 e somam um prejuízo de R$ 500 mil aos clientes.

As duas empresas da região, o iFood e a Rappi, lideram as reclamações. Até maio, foram 105 registros no Procon contra a Rappi e 80 contra o iFood.     

ENTENDA O “GOLPE DO DELIVERY”
Os crimes são praticados por entregadores parceiros dos aplicativos contra os clientes. O mais comum é a cobrança de um valor extra simbólico na hora da entrega da refeição. O entregador apresenta uma máquina, por vezes com o visor danificado, para o cliente inserir o cartão e pagar o valor extra. O criminoso digita um valor indevido – muito acima do mencionado -, e geralmente o cliente não percebe, em virtude do defeito no visor, autorizando a compra. Há casos em que clientes tiveram prejuízos de até R$ 5 mil reais.

Em entrevista à CNN Brasil, o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, informou que os aplicativos são responsáveis por reembolsar o consumidor pelo prejuízo. “Quem for vítima e for cobrado em valor incorreto, deve acionar o Procon-SP. Nós iremos apurar a responsabilidade da empresa e acionar a polícia. As empresas de delivery devem responder pelos problemas e ressarcir o consumidor”, diz. 

COMO SE PROTEGER
Na maioria das vezes, o pedido já foi quitado pelo aplicativo. Portanto, qualquer cobrança na hora da entrega será indevida e deve ser denunciada à plataforma. Caso realmente vá pagar pelo item ao recebê-lo, certifique-se de que a máquina de cartões está funcionando corretamente, verifique o valor e observe se a senha foi digitada na tela certa. Também é importante nunca passe dados do cartão por telefone ou app. Na dúvida, entre em contato com os canais de atendimento da plataforma. 


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