Um levantamento do Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce aponta que 14,4 milhões de compras foram feitas para o dia das mães, com aumento de 123% em comparação ao mesmo período do ano passado, mesmo em épocas de quarentena devido ao Covid-19.
Foi estudado o período de 25 de abril a 9 de maio e a pesquisa aponta que os consumidores buscaram economia e conseguiram aproveitar as promoções. A média das compras foi de R$ 396,70, valor 3% inferior ao registrado na mesma época de 2019.
Apesar disso, o e-commerce não faturou menos. Com a quantidade de compras feitas on-line, o varejo faturou R$ 5,7 bilhões com o dia das mães, tendo um aumento nominal de 116% em relação ao ano passado.
O diretor executivo do Compre&Confie, André Dias afirmou que essa foi a primeira data sazonal importante durante a pandemia. Ele ainda disse que é possível reforçar a ideia de que toda crise também pode gerar uma oportunidade e aqueles que melhor se prepararem para o cenário atual, que exige forte estratégia digital, devem colher os frutos do sucesso de forma ainda mais notável a partir de agora.
De acordo com os dados, as categorias mais vendidas em volume foram: Moda & Acessórios, Beleza & Perfumaria, Telefonia, Esporte & Lazer e informática. Já em relação a faturamento, as que tiveram mais destaque foram: Telefonia, Eletrônicos, Eletrodomésticos, Informática e Moda & Acessórios.
Quem comprou mais?
Responsáveis por 34% dos pedidos, os consumidores de 36 a 50 anos foram os que mais compraram em volume. Seguido daqueles entre 26 e 35 anos, 32,3% e em terceiro lugar, os que tem até 25 anos, sendo 18,6%. Por último, estão os com mais de 51 anos, totalizando 15,1%.
Foi apontado que as mulheres compraram mais do que os homens. Elas foram responsáveis por 56,2% dos pedidos, enquanto eles fizeram 43,8% do total.