Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Dia dos Pais: mais de R$ 24 bilhões serão injetados na economia, aponta pesquisa CNDL

Logo Giro
O valor médio dos gastos será de R$ 236,77 (Divulgação/Freepik)

Neste domingo, 14 de agosto, é Dia dos Pais. E o comércio brasileiro parece estar otimista depois de dois anos pesados de pandemia da covid-19. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Dia dos Pais deste ano deve movimentar R$ 24,09 bilhões no comércio, com 63% dos consumidores pretendendo comprar presentes. Na prática, isso significa que aproximadamente 101,8 milhões de pessoas devem presentear seu pai no segundo domingo de agosto.

A expectiativa é boa tanto que os shoppings da região metropolitana oeste da Grande SP apostam em campanhas, como o Shopping Tamboré, que está investindo cerca de R$ 200 mil. a dinâmica da ação se dá da seguinte maneira: clientes que enviarem notas fiscais no App do Tamboré poderão concorrer – até 21 de agosto – a um par de iPhone 13. Ao todo, serão sorteados cinco pares do smartphone. Além disso, o Tamboré também está com uma ação de Compre&Ganhe voltada para o universo dos vinhos.

O Shopping Iguatemi Alphaville homenageia o Dia dos Pais com o filme “Somos O Que Vivemos”. A campanha, assinada pela agência David, está presente em todos os empreendimentos da rede. O filme traz cenas de lembranças reais vividas entre pais e filhos, destacando a importância das memórias construídas ao lado das pessoas que amamos. Assista o filme em Assista o filme em http://iguatemialphaville.com.br ou pelas redes sociais.O mall também preparou uma lista sugestões de presentes para os pais de todos os perfis e estilos.

Para Alexandre Biancamano, diretor de marketing do Iguatemi, a proposta traduz a busca da marca em proporcionar experiências que marcam, de fato, a vida das pessoas. “Não é de hoje que a Iguatemi é palco de muitas lembranças felizes e marcantes para os clientes, que vivem e dividem momentos com a família e amigos aqui. Quando pensamos nessa campanha, tivemos o cuidado e o carinho em trazer histórias e pessoas reais, trazendo um tom mais próximo e gerando ainda mais identificação com nosso público”, afirma Biancamano.

Ticket médio

A pesquisa da CNDL aponta também que o valor médio dos gastos será de R$ 236,77 ao todo. Os consumidores pretendem comprar, em média, 1,8 presente. Já em relação aos gastos, 34% têm intenção de gastar o mesmo valor do ano passado, 29% desejam desembolsar mais, e 26% querem gastar menos.

Entre aqueles que pretendem gastar mais, 50% desejam comprar presentes melhores, 49% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos e 19% querem comprar mais presentes. Já entre aqueles que pretendem gastar menos, 37% querem economizar, 36% estão com o orçamento apertado, 20% citam as incertezas do cenário econômico e 18% precisam pagar dívidas atrasadas.

Pesquisar antes da compra

Ainda de acordo com o levantamento, oito em cada 10 consumidores (78%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de adquirir o presente do Dia dos Pais, sendo que a maioria utiliza sites/aplicativos (73%), lojas de shopping (53%), as redes sociais (41%), e lojas de rua (38%). Para 75% dos entrevistados que fizeram compras na data em 2021, os produtos estão mais caros este ano; 17% acreditam que estão na mesma faixa de preço; e 8% que estão mais baratos.

As roupas continuam correspondendo à maior parte das intenções de compra para a data (54%), seguidas de perfumes e cosméticos (37%), calçados (35%) e acessórios (25%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.

A maioria (78%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (29%), dinheiro (25%) e no cartão de débito (24%). Já 37% preferem pagar a prazo, principalmente com parcelas no cartão de crédito (33%). A média geral é de 3,4 prestações.

Pesquisa

O levantamento foi realizado pela CNDL e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. A coleta de dados se deu entee os dias 1 e 8 de julho. 

O público-alvo foram consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem realizar compras para o Dia dos Pais de 2022.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.