Sidebar Menu

​Cotia: carnês de IPTU começam a ser enviados a partir da 1ª semana de 2021

As parcelas sempre vencerão no dia 29 de cada mês
O pagamento em uma única parcela dará ao munícipe desconto de 10% no tributo (Foto: Vagner Santos / Prefeitura de Cotia)

A prefeitura de Cotia começa, a partir do próximo dia 4 de janeiro, a entrega do carnê do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2021. Devido à pandemia do coronavírus, a primeira parcela do imposto e a cota única terão vencimento no dia 29 de janeiro. Todas as demais parcelas vencerão no dia 29 dos próximos meses.

Segundo a Secretaria da Fazenda, o tributo pode ser pago à vista, com 10% de desconto ou parcelado em 12 vezes, sem desconto. O pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária, lotéricas e Internet banking até a data do vencimento. Após o vencimento, o contribuinte deve atualizar o boleto no site da Prefeitura ou pelo aplicativo Telegram.

De acordo com o órgão público, as parcelas podem variar de acordo com cada imóvel, não podem ser inferiores a R$ 50 para pessoas físicas e R$100 para pessoas jurídicas. Alguns moradores receberão também a cobrança do imposto via Documento de Arrecadação Municipal (DAM), pois os dados do proprietário estão desatualizados e a prefeitura utilizou apenas o número da inscrição cadastral do imóvel para enviar a cobrança. Para estes casos, a Secretaria da Fazenda informa que o pagamento só poderá ser feito em agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Santander, além de lotéricas.

2ª via de impostos disponíveis no portal e no aplicativo

O contribuinte de Cotia que não receber o carnê do IPTU 2021 antes da data de vencimento da 1ª parcela, poderá acessar o portal da prefeitura ou baixar o aplicativo "Cidadão Cotia", disponível no Telegram, e que pode ser baixado gratuitamente para os sistemas Android e iOS. Segundo a prefeitura, tanto no portal quanto no aplicativo, os boletos de impostos como ISS para autônomos, IPTU e Taxas de Licença e de Funcionamento são disponibilizados para download.

Para baixar pelo aplicativo, basta ter o Telegram no aparelho, pesquisar por "Cidadão Cotia" (sem acento), clicar no canal que irá aparecer e digitar "/" (barra). No 'menu de opções' basta escolher a opção desejada, como "/IPTU", por exemplo, para emitir a segunda via do tributo. A partir daí, basta fazer o download do boleto, em PDF ou Word, para efetuar o pagamento pelo código de barras, ou, se preferir, escolher a opção PicPay ou Internet Banking (Bradesco ou Banco Inter) para fazer o recolhimento da taxa.

Já pelo portal da Prefeitura, o serviço "Cidadão Cotia" está disponível no link "Cidadão Online".

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection