Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Contas do auxílio emergencial podem ser desbloqueadas

Logo Giro
Desbloqueio pode ser feito digitalmente ou na agência, dependendo do caso (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira, (22), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, explicou o procedimento para liberação de acesso no aplicativo Caixa Tem, que é uma poupança digital usada por quem recebe o auxílio emergencial de R$ 600.

Na terça-feira, (21), o banco estatal informou ter bloqueado contas com suspeita de fraude, mas não detalhou quantas contas foram suspensas no total. O caso também está sendo investigado pela Polícia Federal (PF).

Mensagem – Quem acessar o aplicativo Caixa Tem e estiver com a conta bloqueada terá que verificar em qual das situações se encontra: suspeita de fraude ou inconsistência cadastral. Cada caso terá uma mensagem específica e vai requerer um procedimento diferente.

De acordo com Guimarães há um grupo com suspeita de fraude que representa 51% das contas bloqueadas. Neste caso é preciso procurar uma agência para desbloqueio. Outra parte , cerca de 49% dos beneficiários que teve a conta bloqueada não precisará ir até uma agência e poderá fazer um recadastramento online, com envio de documentação de forma digitalizada.

Recadastramento

Inconsistência cadastral – A partir desta quinta-feira (23) será possível um novo acesso para envio de documentação de forma online. Segundo a Caixa, a análise deve durar cerca de 24 horas. Se a documentação enviada estiver correta, o acesso é liberado automaticamanete. Caso contrário, o beneficiário deverá ir até uma agência.

Suspeita de fraude – Já quem está com suspeita de fraude na conta precisa ir pessoalmente até uma agência da Caixa, mas de acordo com o calendário de recebimento já previsto. Mas é preciso ficar atento ao calendário.

Receba nossas notícias em seu e-mail