Sidebar Menu

​Comércio local pode ser afetado com a volta de cidades para a fase laranja do Plano São Paulo

Para empresários, decisão estadual tem gerado instabilidade 
"A volta do nosso setor é um retrocesso enorme" diz presidente do SinHoRes (Foto: divulgação/Pexels)

O Sindicato Empresarial de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Osasco, Alphaville e Região (SinHoRes) acredita que a regressão das cidades de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Jandira da fase amarela para a fase laranja do Plano São Paulo, irá causar instabilidade e insegurança nos negócios e empregos gerados por esse setor.

Na prática, as cidades que estão na fase amarela podem abrir bares, restaurantes, salões de beleza, entre outros estabelecimentos, seguindo as regras para retomar com segurança a economia do estado durante a pandemia do coronavírus. Já a fase laranja é mais restritiva, com horário de funcionamento do comércio reduzido a quatro horas diárias ou seis horas seguidas em quatro dias da semana, com capacidade limitada a 20%.

Cinco mil demissões
"A volta do nosso setor para a fase laranja é um retrocesso enorme para os empresários que já se organizavam para uma volta mais estável e para muitos trabalhadores", explicou o presidente do SinHoRes, Edson Pinto.

De acordo com a entidade, na região Oeste, mais de 20% das empresas fecharam definitivamente, bem como cerca de cinco mil trabalhadores foram demitidos desde o início da pandemia. O órgão afirma também que vem trabalhando para a manutenção desses estabelecimentos e empregos.

"Essa indefinição desestabiliza o empreendedor que não sabe mais se demite ou afasta o funcionário; se reduz jornada ou suspende contrato; se refaz o estoque de perecíveis ou aguarda; se renegocia o aluguel ou entrega o imóvel. Hoje, trabalhamos até às 22h, amanhã até às 17h e depois de amanhã tem que fechar tudo, ficando apenas com delivery. Já na semana seguinte, volta tudo novamente. Enfim, a incerteza do amanhã faz pequenas empresas fecharem de vez, infelizmente!", sintetiza o presidente do SinHoRes. 

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection