Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Começa a valer nesta quarta (15), o cadastro positivo

Logo Giro

A partir desta quarta, 15 de janeiro, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) passa a disponibilizar ao mercado o acesso ao banco de dados, o chamado Cadastro Positivo. O sistema reúne o histórico de pagamento dos consumidores e instituições financeiras, comerciantes e demais empresas que trabalham com concessão de crédito poderão consultar o sistema do Cadastro Positivo para subsidiar a análise de seus clientes.

Consumidor pode, gratuitamente, optar por sair do cadastro ou reingressar a qualquer momento. (Foto: Cecilia Bastos/USP Imagens)

Neste primeiro momento, o mercado poderá consultar 5 tipos de informações: score de crédito do consumidor (pontuação utilizada pelas empresas para avaliar a probabilidade de pagamento), índice de pontualidade de pagamento, índice de comportamento de gastos e índice de consultas que o CPF do consumidor tem por segmento de empresas.

Também haverá a possibilidade de a empresa credora acessar o histórico consolidado de compromissos financeiros assumidos pelo consumidor, como valores e datas de pagamento das faturas de cartão de crédito, crediário, financiamentos e empréstimos – desde que haja consentimento do próprio consumidor.

As informações do Cadastro Positivo servem, exclusivamente, para auxiliar o processo de análise de crédito e só podem ser acessadas por empresas nas quais o consumidor busca crédito. O banco de dados não inclui dados sobre quais bens foram adquiridos, nome do estabelecimento ou instituição em que o consumidor contraiu crédito e nem informações de saldo em conta corrente ou investimentos, que nem mesmo serão enviadas aos gestores do banco de dados.

Mais de 120 milhões de consumidores vem sendo notificados via SMS, e-mail ou correspondência física sobre a abertura automática do seu Cadastro Positivo desde meados de novembro de 2019.

Ao receber a comunicação, o consumidor fica apto a acessar o site do SPC Brasil para acompanhar o seu score de crédito e o histórico de compromissos financeiros a partir de um login e senha individualizados.

Embora automático, o consumidor pode, gratuitamente, optar por sair do cadastro ou reingressar a qualquer momento, caso se arrependa da decisão. Para os próximos meses, a população não-bancarizada também terá sua oportunidade, pois estão previstas o envio de informações por parte de empresas do varejo, telefonia e concessionárias de água e luz.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.