Sidebar Menu

Cerca de 80% de inadimplentes devem para lojas com cartão

Devedores continuam assumindo compromissos financeiros (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Cerca de 80% dos consumidores que possuem cartões de crédito de lojas estão inadimplentes. Esta é a forma de financiamento que mais leva o consumidor a dever e ficar com o nome sujo. A conclusão é de um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais. No ano passado, o índice era de 73%

Na segunda colocação, aparecem os empréstimos em bancos e financeiras, que lideravam o ranking em 2016 com 75% e agora estão dez pontos percentuais abaixo.

Na sequência, aparecem os cartões de crédito (65%), os cheques especiais (64%), o crediário (60%), os cheques pré-datados (51%), o financiamento de automóveis e motos (50%), o crédito consignado (38%), o financiamento da casa própria (27%) e as mensalidades escolares (24%).

O estudo revela também que os devedores brasileiros continuam assumindo novos compromissos financeiros, mesmo não estando em dia com os que já tinha. Nesse cenário, o maior crescimento é o das compras feitas em carnês e crediários. A incidência em um ano foi de 11% para 21%. O cartão de crédito também teve expansão expressiva, de 40% para 48%.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também: