Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Black Friday pode ser boa opção para antecipar o Natal

Logo Giro
Foto: Ravena Rosa/Agência Brasil

A Black Friday, que chegou ao Brasil em 2010,será realizada este ano em 23 de novembro. Para a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a Black Friday é a segunda principal data do e-commerce, atrás apenas do Natal, e este ano deve ter alta de 16% em relação a 2017. No total, a expectativa é que as lojas virtuais brasileiras recebam mais de 8,8 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 326. As categorias mais buscadas devem ser informática, celulares, eletrônicos, moda e acessórios e casa e decoração. A previsão leva em conta compras entre 22 e 23 de novembro.

A Black Friday também serve como antecipação de Natal. “A estimativa da ABComm é de que cerca de 33% das compras na Black Friday sejam pessoas antecipando presentes de Natal. Com esse cenário, muitas lojas virtuais já preparam seus estoques esperando um ritmo agressivo nas vendas”, afirma Mauricio Salvador, presidente da ABComm.

Desde 2016 a data desbanca o Natal nas vendas de bens duráveis. Segundo estudo da GfK, em parceria com a 4E Consultoria, este ano deverá ter crescimento tímido, cerca de 5% em relação a 2017. No ano passado, as vendas de bens duráveis somaram R$ 11,7 bilhões no país. “Depois de anos de crise e retração, estamos recuperando os níveis de faturamento de quatro anos atrás”, afirma Gisela Pougy, diretora da GfK e coordenadora do estudo.

Receba nossas notícias em seu e-mail