Sidebar Menu

Barueri figura em 1º lugar entre os melhores municípios do Brasil para o comércio, aponta revista Exame

Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba também estão no ranking das melhores cidades do País para investir
Barueri: "Estamos colhendo os resultados de um planejamento estratégico adotado tempos atrás", ressalta o prefeito, Rubens Furlan (PSDB)

Publicado anualmente desde 2014 pela revista de negócios mais influente do País, a Exame, o estudo elaborado pela consultoria Urban Systems que avalia as 100 melhores cidades do Brasil para fazer negócios em 2020 (com mais de 100 mil habitantes), acaba de ser revelado. Por meio de dados e indicadores, baseado em metodologia própria, a Urban Systems afirma que o estudo pode ser um importante instrumento para o diagnóstico de empresários e investidores em relação ao destino de seus investimentos.

De acordo com a consultoria, a edição deste ano das melhores cidades para fazer negócios, está segmentada nos principais setores econômicos do país: comércio, serviços, educação, indústria e agropecuária.

Das 11 cidades da região oeste da Grande São Paulo que fazem parte do Cioeste, sete marcam presença no estudo, com destaque para Barueri, que aparece em primeiro lugar entre as melhores do país no setor de comércio, seguida por Itapevi (12º lugar), Osasco (18º lugar) e Cotia (40º lugar). A seguir, acompanhe mais detalhes.

Comércio
No caso de Barueri, o estudo que mapeou as 100 melhores cidades para investir no setor comercial indica que, se considerar o saldo de empregos em 2020 (entre janeiro e agosto), o município fechou apenas 137 postos de trabalho. Além disso, a cidade registrou no período analisado, crescimento do número de estabelecimentos no comércio varejista (1,07%) e atacadista (7,23%).

A reportagem da Exame demonstra que a média salarial da cidade, cerca de R$ 4.000,00, segue como uma das mais altas do Brasil. A proximidade com a capital, localização privilegiada, incentivo fiscal com alíquotas de Imposto Sobre Serviço (ISS), entre 2% e 3%, corroboram para Barueri atrair novas empresas e investimentos. Hoje, a cidade concentra a sede de multinacionais, grandes empresas de TI e polos logísticos de gigantes do e-commerce. "Estamos colhendo os resultados de um planejamento estratégico adotado tempos atrás", pondera o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), à reportagem da Exame.

Serviços
Com o objetivo de mapear as 100 melhores cidades para investir no setor de serviços (com exceção da administração pública), Barueri figura em 2º lugar. Na sequência aparece Osasco (7º lugar), Santana de Parnaíba (20º lugar) e Cotia (92º lugar.

Mercado imobiliário
Já o ranking das 100 melhores cidades para investir no setor da construção, Barueri está na 10ª posição, seguida por Cotia (47º lugar), Osasco (61º) e Carapicuíba (81º).

Educação
Entre as 100 melhores cidades para investir no setor de educação (básica, técnica ou superior), Barueri figura em 24º lugar, seguida por Cotia (37º lugar), Santana de Parnaíba (47º lugar), Itapevi (72º lugar) e Osasco (93º lugar).

Indústria
Já no quesito indústria, das 100 melhores cidades para investir no, há quatro municípios da região oeste da Grande São Paulo. Itapevi lidera o ranking e aparece na 6ª posição, seguida por Jandira (9º lugar), Santana de Parnaíba (63º lugar) e Barueri (75º lugar). Vale ressaltar que, segundo o estudo, hoje, o estado de São Paulo concentra 39% das melhores cidades para investir no setor industrial no Brasil.

Agropecuária
Nenhuma das 11 cidades da região oeste da Grande São Paulo que fazem parte do consórcio Cioeste participam do ranking das 100 melhores cidades para investir no setor agropecuário. Quem lidera a lista é o município de Juazeiro, BA.

*Com informações da revista Exame (edição 1223) e do estudo "Melhores Cidades Para Fazer Negócios 2.0" (Urban Systems)


No quesito indústria, das cidades da região oeste, Itapevi lidera o ranking e aparece na 6ª posição (Foto: Felipe Barros/Divulgação/Secom Itapevi)

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection