Sidebar Menu

Barueri é 1ª em Economia no ranking de SmartCities

​Cidade manteve-se líder entre 700 no país com destaque a emprego, PIB e crescimento empresarial
Vista aérea de Alphaville - Foto: Divulgação

O ranking ConnectedSmartCities é o principal estudo sobre cidades inteligentes do Brasil realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator. Participam cerca de 700 cidades, que são analisadas a partir de 70 indicadores, com 11 principais. Desses, na edição 2018, Barueri manteve-se como 1ª no indicador de Economia (o mesmo de 2017, considerando cidades de porte médio, de 100 mil a 500 mil habitantes) e, na classificação geral, em 19ª, três colocações abaixo do ranking anterior.

Barueri melhorou no indicador Tecnologia e Inovação (foi de 33º para 26º), mas despencou em Governança (de 1º para 11º). Esse item conta desde escolaridade do prefeito, colocação no Índice Firjan, escala de transparência e existência de conselhos municipais de educação, saúde, direitos humanos, segurança, defesa civil e segurança alimentar.

Da região, Santana de Parnaíba surge em 42º no indicador Tecnologia e Inovação (não foi listada em 2017), um pouco à frente de Osasco, que figura em 49º no mesmo item sem ranking no ano passado. Cotia aparece em 24º lugar em Urbanismo.

O estudo destaca Barueri por ser polo de emprego na Região Metropolitana de São Paulo, a mais rica do país, com a relação de 1,5 emprego por habitante economicamente ativo. Barueri também tem 94,8% dos empregos em setores produtivos. A cidade registra alta de 1% no número de empregos, ante um Brasil com capitais registrando queda.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection