Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Netflix traz 10 produções sobre músicos afro-americanos

Logo Giro
Seleção de produções vai desde o Jazz ao Pop, trazendo a biografia de vários artistas afro-americanos de sucesso. (Foto: Divulgação)

Procurando por novas sugestões de documentários sobre música? Hoje recomendamos uma série de documentários bacanas sobre artistas afro-americanos que estão na Netflix. Para conhecer, conscientizar e inspirar as novas gerações de talentos. Do jazz de Miles Davis e John Coltrane à belíssima Nina Simone, passando pelo influente John Coltane ao pop de Michael Jackson.

Miles Davis, o Inventor do Cool de Stanley Nelson

Lançado em 2019, Miles Davis o Inventor do Cool traz alguns dos muitos momentos relevantes da carreira do trompetista. O músico, que teve grande sucesso no século XX, foi o responsável por tornar o jazz um gênero musical mais difundido.

Um de seus principais feitos foi ter levado esse estilo para o Festival da Ilha Wight, um dos mais famosos e tradicionais shows que acontecem na Inglaterra. Além disso, o documentário conta como Miles revelou outros grandes nomes da música, como John Coltrane, Wayne Shorter, Ron Carter, Herbie Hancock e Chick Corea.

Assista aqui

Chasing Trane: The John Coltrane Documentary de John Scheinfeld

Narrado pelo ator Denzel Washigton, Chasing Trane de John Scheinfeld traz a vida vida e a carreira de um dos nomes mais importantes da música. O saxofonista, compositor e inovador John Coltrane expandiu as fronteiras do jazz ao incorporar a este estilo musical elementos tradicionais de outros estilos.

A produção explora as revoluções comandadas por Coltrane no jazz, sua fé, espiritualidade, adversidades, problemas com drogas e a busca por novos horizontes na arte. O filme traz depoimentos de personalidades como o ex-presidente Bill Clinton, o músico Carlos Santana, o rapper e ator Common, o saxofonista Kamasi Washington, o trompetista Wynton Marsalis e o filósofo Cornel West.

Assista aqui

Quincy de Rashida Jones e Alan Hicks

Lançado em 2018, o documentário traz a vida, a obra e curiosidades sobre um dos produtores mais lendários do mundo da música: Quincy Jones e suas contribuições para o jazz, o pop, o hip hop e o mundo da música em geral. Com 87 anos de idade, ele não para.

Na produção, acompanhamos Quincy por três anos na estrada enquanto ele se prepara para o show de abertura do National Museum of African American History & Culture. Escrito e dirigido por sua filha, a atriz Rashida Jones, juntamente com Alan Hicks, traça um íntimo retrato e uma celebração do seu passado e do seu presente.

Com imagens de arquivos e depoimentos de artistas como Lady Gaga, Paul McCartney, Frank Sinatra e Ray Charles, familiares e profissionais do showbiz, o documentário abrange mais de 70 anos de carreira do produtor musical que aos 11 anos de idade sonhava em ser um gangster.

Assista aqui

ReMastered: o Diabo na Encruzilhada de Brian Oakes

Dirigido por Brian Oakes, o documentário ReMastered: o Diabo na Encruzilhada traz a breve vida e obra do norte-americano Robert Jones. O músico foi um dos mais influentes do blues, tendo gravado apenas 29 músicas durante sua curta carreira. Entretanto, seu nome é comumente lembrado por um mito que cercou seu talento: o de numa noite ter ido a uma encruzilhada e ter oferecido seu violão ao diabo.

Robert Jones teve uma misteriosa morte aos 27 anos, cuja causa nunca foi confirmada e em seu atestado de óbito consta apenas “No Doctor” (Sem Médico). Dentre as principais hipóteses levantadas hoje em relação a sua morte estão: envenenamento, sífilis congenita ou complicações pelo consumo de álcool.

Com participações de Keith Richards, Bonnie Raitt, Taj Majal, Terry ‘Harmonica’ Bean e outros músicos, Jones é reconhecido como um grande músico. Ele se encontra em quinto lugar no ranking dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone. Robert Jones influenciou nomes como Bob Dylan, Muddy Waters, Eric Clapton e Jeff Back, além de bandas como Led Zeppelin e Rolling Stones.

Assista aqui

Ray de Taylor Hackford

Dirigido por Taylor Hackford, a cinebiografia Ray traz a turbulenta história do gênio musical Ray Charles, deficiente visual desde a infância. Interpretado por Jamie Foxx, o músico cresceu em uma plantação no norte da Flórida. Charles ficou cego aos sete anos de idade, logo após presenciar o afogamento de seu irmão mais novo. Inspirado por sua mãe, Ray encontrou seu dom através de um piano.

A audácia e o talento incomparável do músico o transformaram em um fenômeno nas turnês e nos estúdios, mas drogas, mulheres e lembranças ruins afetaram muito a sua vida pessoal. O filme foi indicado a seis Oscars e venceu em duas categorias: Melhor Ator e Melhor Mixagem de Som.

Assista aqui

What Happend, Miss Simone? de Liz Garbus

Dirigido por Liz Garbus, o documentário What Happend, Miss Simone?, Traz de forma sincera e detalhada a vida e a obra da pianista, ativista e cantora norte-americana Nina Simone. Treinada como uma pianista clássica, a musicista nunca gostou de Jazz. Nina Simone tinha uma expressão musical única, e sua personalidade forte era o resultado da uma constante tentativa de conciliar duas coisas a que era muito devota: a carreira e os movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos da década de 1960.

Com depoimentos do escritor norte-americano James Baldwin, o longa-metragem também aborda os problemas relacionados à saúde mental que Simone enfrentou durante sua vida.

Assista aqui

I Called Him Morgan, de Kasper Collins

Dirigido por Kasper Collins, I Called Him Morgan traz a história da vida e morte do músico Lee Morgan. Assassinado numa noite de neve em fevereiro de 1972, o músico de jazz foi morto por Helen, sua esposa, durante um show em uma boate de Nova York. O caso deixou em choque a comunidade de jazz que conhecia os Morgan, suas personalidades e a música que os uniu. Um evento cuja memória ainda assombra seus conhecidos.

Assista aqui

O Pai da Black Music, de Reginald Hudlin

Dirigido por Reginald Hudlin, o documentário O Pai da Black Music traz a vida de Clarence Avant, mentor de diversos ídolos do mundo do entretimento e da política. Ele começou a carreira como empresário do pianista e compositor Lalo Schifrin e, logo depois, fundou duas gravadoras independentes, produzindo eventos especiais e levantando fundos para as campanhas de políticos democratas. Hoje, aos 88 anos, se consolidou como um dos maiores nomes do empreendedorismo negro. O documentário também traz o depoimento do rapper Snoop Dog.

Assista aqui

Michael Jackson’s This Is It de Kenny Ortega

Dirigido por Kenny Ortega, This Is It traz os bastidores do desenvolvimento, criação e ensaios dos espetáculos que já tinham lotação esgotada e iriam começar no verão de 2009 na O2 Arena em Londres. Narrado entre abril e junho de 2009, o filme representa mais de 100 horas de bastidores apresentando Michael Jackson ensaiando diversas músicas para os shows. Os espectadores receberão uma visão íntima e privilegiada de como o cantor, dançarino, cineasta, arquiteto e gênio criou e aperfeiçoou seu último show.Procurando por novas sugestões de documentários sobre música? Hoje recomendamos uma série de documentários bacanas sobre artistas afro-americanos que estão na Netflix. Para conhecer, conscientizar e inspirar as novas gerações de talentos. Do jazz de Miles Davis e John Coltrane à belíssima Nina Simone, passando pelo influente John Coltane ao pop de Michael Jackson.

Miles Davis, o Inventor do Cool de Stanley Nelson
Lançado em 2019, Miles Davis o Inventor do Cool traz alguns dos muitos momentos relevantes da carreira do trompetista. O músico, que teve grande sucesso no século XX, foi o responsável por tornar o jazz um gênero musical mais difundido.

Um de seus principais feitos foi ter levado esse estilo para o Festival da Ilha Wight, um dos mais famosos e tradicionais shows que acontecem na Inglaterra. Além disso, o documentário conta como Miles revelou outros grandes nomes da música, como John Coltrane, Wayne Shorter, Ron Carter, Herbie Hancock e Chick Corea.

Assista aqui

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.