Sidebar Menu

​Documentário discute a preservação de importante patrimônio histórico de Osasco

"Memória em Risco" será lançado no aniversário da cidade, na próxima sexta-feira (19) e pode conter últimas imagens do interior do casarão centenário
Curta-metragem irá discutir a preservação do patrimônio histórico osasquense (Foto: Divulgação / RB produções)

Será lançado na próxima sexta-feira (19), no aniversário de 59 emacipação de Osasco, o documentário "Memória em Risco". Escrito e dirigido pelo cineasta osasquense Raffa Bittencourt, o curta-metragem faz parte do projeto "Identidade: Oz", que tem como objetivo resgatar a memória cultural do município. "O vídeo é a melhor e mais duradoura maneira de preservar a história, acho justo que Osasco tenha esse registro de sua cultura", destaca o diretor.

O filme acompanha uma visita guiada no interior do Chalé Bricola, que desde a década de 1970 abriga o Museu de Osasco. A narrativa conta ainda com uma entrevista da então responsável pela unidade, Edileusa Malfetti. Em 2017, o espaço foi interditado pela Defesa Civil por risco de desabamento do teto, permanecendo fechado desde então. "Vi de perto o trabalho da Edileusa na conservação do casarão, e o filme também registra essa luta", ressalta o diretor.


Edileusa Malfetti é a responsável pelo espaço (Foto: Divulgação / RB Esportes)

Pensando originalmente para ser um longa-metragem em 2018, a produção conta com outras entrevistas de importantes personagens da cultura osasquense e discute a importância da preservação do patrimônio e a memória de Osasco. "Aproveitamos o tempo livre da pandemia e redescobrimos esse conteúdo que estava engavetado. Considerando que o Museu continua na mesma situação, achei importante entregar esse presente para o aniversário da cidade, já que ninguém poderá visitar o Chalé tão cedo", explica Bittencourt.

A direção de fotografia fica a cargo de Lais Bittencourt, a produção de arte por André Monteiro e a pós-produção por Anderson Lima. O filme estará disponível a partir de 19 de fevereiro no canal no YouTube da produtora RB Produções.


Veja mais notícias sobre Divirta-seCinema.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection