Sidebar Menu

Capital terá drive-in gratuito em agosto

Atrações do primeiro final de semana já estão esgotadas
O filme que abre a atração é o longa "Café com Canela", de Glenda Nicácio e Ary Rosa, premiado no 50º Festival de Brasília (Foto: Divulgação)
O Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, estreia neste sábado (1º) o Drive-in Paradiso - uma sala de cinema ao ar livre para que o espectador assista aos filmes gratuitamente dentro de seu carro. O Drive-in Paradiso será instalado no estacionamento da Assembleia Legislativa de SP - Alesp, no Ibirapuera, até 23 de agosto.

A curadoria é de Marina Person e tem como foco a celebração das produções nacionais. Serão disponibilizados ingressos para cem carros por sessão, que deverão ser reservados pela plataforma on-line de eventos Sympla https://site.bileto.sympla.com.br/driveinparadiso/. Cada carro pode ter até quatro pessoas.

A programação conta com a faixa #vidasnegrasimportam, sob co-curadoria de Rayanne Layssa e exclusivamente dedicada a filmes de diretores negros brasileiros, que abre com a exibição do longa "Café com Canela", de Glenda Nicácio e Ary Rosa, premiado no 50º Festival de Brasília. Na sequência, a pré-estreia do longa de Caru Alves, "Meu nome é Bagdá" (vencedor do prêmio do júri na mostra Generation do Festival de Berlim neste ano). O primeiro dia do Drive-in Paradiso termina com o icônico "Central do Brasil", de Walter Salles, dentro da homenagem aos grandes clássicos brasileiros que continua ao longo do mês.

No primeiro domingo de programação há espaço para o infantil "As Aventuras do Avião Vermelho", a biografia musical "Elis" e ainda a comédia "De Pernas pro Ar 3".

As sessões serão realizadas aos sábados e domingos, às 17h, 20h e 23h. Os ingressos do primeiro final de semana se esgotaram em menos de 24 horas, porém, trinta minutos antes de cada sessão, será aberta uma "fila da sorte". Por ordem de chegada, os sortudos poderão ter acesso às sessões caso haja vagas remanescentes de quem retirou os ingressos, mas não compareceu na hora.

PROGRAMAÇÃO
Ao longo de agosto, serão exibidos outros sucessos do audiovisual nacional, como "Bacurau" em sessão dupla com filme surpresa escolhido pelo diretor Kleber Mendonça Filho, e "Pacarrete". Antes dos longas, ainda haverá a exibição de curtas-metragens produzidos por cineastas das periferias de São Paulo para o projeto Curta em Casa – realizado durante a pandemia pelo Projeto Paradiso em parceria com o Instituto Criar de Cinema, TV e Novas Mídias e a Spcine.

"O que mais me empolgou nessa curadoria foi a possibilidade de trazer filmes que fazem parte da memória afetiva brasileira, com títulos que foram grandes sucessos de bilheteria, quanto de exibir outros que provocam reflexões sobre o momento que estamos vivendo", afirma a curadora Marina Person.

Para a diretora do Instituto Olga Rabinovich, Josephine Bourgois, "o Projeto Paradiso tem como missão apoiar talentos brasileiros e conectar as obras audiovisuais ao público. A pandemia afetou radicalmente a produção e a exibição do cinema em todo o mundo e enxergamos nessa iniciativa uma forma de apoiar o cinema nacional."

De acordo com o secretário municipal da Cultura, Hugo Possolo, o projeto oferece uma programação gratuita de qualidade com o devido distanciamento social, fazendo com que a premissa do "Cultura Presente" tenha mais força ainda. "A pandemia nos obrigou a pensar em diferentes formas de manter a oferta de cultura para a população e o Drive-In Paradiso se apresenta como uma excelente alternativa", aponta Possolo.

A presidente da Spcine, Laís Bodanzky, também ressalta a importância do projeto ser gratuito. "O drive-in é a única oportunidade que temos no momento de relembrar a experiência do cinema e, quem diria, nos novos tempos, temos a volta de um cinema à moda antiga. Além do formato, o grande diferencial é a gratuidade do projeto, que possibilita que mais camadas da população tenham acesso ao cinema brasileiro de qualidade", explica Laís.

Com a exibição da campanha #juntospelocinema antes das sessões, o Drive-in Paradiso se junta a esta ação que reúne exibidores, distribuidores, produtores, e parceiros da indústria audiovisual no Brasil para resgatar a experiência de imersão dos espectadores nas salas de cinema.
O projeto é uma correalização da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Spcine, parceria do Cine Autorama e apoio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).


SERVIÇO

Local: Estacionamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp (Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera)

Lançamento: Sábado, 1 de agosto de 2020

Dias de funcionamento: Sábados e domingos

Horários: 17h, 20h e 23h

Classificação indicativa: conforme a programação de filmes

Acesso: Gratuito (reserva via Sympla, disponíveis sempre às segundas-feiras a partir das 17h - https://site.bileto.sympla.com.br/driveinparadiso/)

Capacidade: 100 carros estacionados

Acessibilidade: banheiros acessíveis 

Veja mais notícias sobre Divirta-se.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection