Sidebar Menu

Pirapora do Bom Jesus e Cajamar não retomam aulas presenciais em 2020

Nenhuma das cidades da região oficializa a volta dos alunos em salas de aula neste ano
Pirapora tem cerca de 600 pessoas contaminadas por covid-19 e Cajamar conta com 1393 casos (Foto: Agência Brasil)

Pirapora do Bom Jesus foi o primeiro município da Região Oeste da Grande São Paulo a decidir não retomar as aulas presenciais em 2020 devido à pandemia causada pelo coronavírus. A medida, tomada em 14 de agosto, foi baseada em pesquisa realizada com pais de alunos na qual revelou que 85% deles não concordaram com tal retomada.

De acordo com a prefeitura, a prioridade é a segurança e a saúde dos alunos mas, na atual circunstância, o retorno de aulas presenciais pode aumentar o risco de contaminação. Para a administração, enquanto não houver uma vacina segura contra o covid-19, não será permitido que os alunos voltem à escola. O município não conta com instituições de ensino particulares. Até quinta-feira (3), a cidade apresentava 613 casos de coronavírus e oito mortes pela pandemia.

Cajamar decide pela não retomada
De acordo com a prefeitura, Cajamar também não irá retornar às aulas presenciais em 2020. O município passou, recentemente, para fase amarela do Plano São Paulo. De acordo com a administração municipal, o foco no momento é retomar as atividades comerciais no município com segurança para não correr o risco de regredir de fase.

A prefeitura havia nomeado uma comissão para discutir o protocolo de retomada das aulas presenciais. Embora o protocolo esteja bem avançado, o município não pretende retomar as aulas. Na cidade, foi formada uma comissão com representantes das escolas particulares para a elaboração do protocolo de retomada e, de acordo com a prefeitura, ficou decidido o não retorno às aulas presenciais, porém, não é uma decisão definitiva. A prefeitura afirma que irá aguardar os dois primeiros ciclos na nova fase amarela para  optar pelo retorno, ou não, das aulas presenciais, com base em informações mais concretas.

Nenhuma das 11 cidades (Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista) que fazem parte do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) oficializaram o retorno das aulas presenciais em 2020.

Veja mais notícias sobre CoronavírusMetrópole.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection