Sidebar Menu

Museu do Futebol faz encontros virtuais sobre gestão de museus durante a pandemia

As inscrições são gratuitas e serão divididas em três módulos
Não será necessário ser especialista em cada área para participar (Foto: Camila Boehm/Agência Brasil)

O Museu do Futebol inicia, a partir de terça-feira, 2, um ciclo de videoconferências voltados a profissionais de museus, pesquisadores e estudantes da área sobre os desafios na gestão das instituições museológicas durante a crise causada pela pandemia da Covid-19, abordando temas como comunicação educativa e gestão de riscos, considerados estratégicos para os museus no contexto atual.

Não será necessário ser especialista em cada área para participar. Os eventos acontecerão das 10h às 12h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online nos endereços abaixo.

Primeiro módulo: Gestão de Comunicação Digital

A videoconferência visa fortalecer a comunicação entre museus e suas comunidades apresentando boas práticas de museus paulistas, que mesmo fechados, estão mantendo viva sua conexão com o público, por meio do ambiente virtual.

A assessora de Comunicação e Marketing do Museu do Futebol, Renata Beltrão é quem apresentará o módulo, com a participação de Cláudia Ribeiro, diretora do Museu Major Novaes e de Flávia Meira, coordenadora de Comunicação Institucional da Rede de Museus da Energia. Faça sua inscrição aqui.

Segundo Módulo: Ações Educativas durante o Isolamento

Acontecerá na próxima terça-feira, 9, com apresentação da coordenadora do Núcleo Educativo do Museu do Futebol, Ialê Cardoso, a videoconferência apresentará as experiências da instituição com mediações educativas no período de quarentena.

Aqui será estimulada uma reflexão sobre que papéis os programas educativos de museus podem assumir neste período e como reinventar suas ações para o momento de crise. O módulo terá a participação de Raquel Fayad, diretora-geral da Fundação Marcos Amaro e FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro. Realize sua  inscrição.

Terceiro módulo: Gestão de risco em meio à pandemia

O último módulo será no dia 16 e terá apresentação de Marília Bonas, diretora do ICOM Brasil e assessora de Diretoria do ID Brasil, juntamente com Alessandra Labate Rosso, membro do Conselho de Administração do ICOM Brasil e coordenadora do Núcleo de Coleções da EXPOMUS, empresa com 40 anos de experiência na área de museus do país.

Aqui serão apresentadas e discutidas as recomendações do ICOM Brasil em relação à pandemia da Covid-19, com foco em gestão de risco. Serão abordados tópicos referentes a conservação do acervo, manutenção predial e medidas de segurança que devem ser tomadas durante o fechamento da instituição. Faça sua inscrição  aqui.

Veja mais notícias sobre Coronavírus.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection