Sidebar Menu

Doria ameaça ampliar a quarentena se isolamento continuar abaixo de 50%

 Mesmo com o decreto, prefeitos vêm relaxando com o isolamento social em alguns municípios
Muito longe, índice do ideal de dos 70%, a quantidade para evitar um colapso do sistema de saúde. (Foto: Divulgação - Governo do Estado de São Paulo)
Durante a sua tradicional coletiva de imprensa, onde atualiza os dados sobre e ações para combater o avanço da Covid-19 pelo Estado, o governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (29) que a quarentena só será flexibilizada, quando os níveis de isolamento social atingir mais de 50%, podendo ampliar essa.

"Não há nenhuma condição de flexibilizar com taxas de 48% de isolamento. Se querem sair do isolamento, colaborem para isso", disse Doria.

Durante a coletiva, o governador disse ser "inacreditável" que metade da população paulista continue desrespeitando o isolamento social. Ele também reafirmou que o mais importante, nesse momento, é proteger vidas.

Segundo o Centro de Contingência do coronavíus, a taxa de isolamento no Estado está em 48% – abaixo dos 50%, meta mínima para que ocorra a flexibilização das regras. Muito longe, índice do ideal de dos 70%, a quantidade para evitar um colapso do sistema de saúde.

Com 11 dias para o prazo final das medidas restritivas decretadas pelo governo do estado, há duas semanas Doria comentou sobre uma possível redução das medidas restritivas de mobilidade gradual e diferenciada para cada região do Estado. Com isso, alguns prefeitos começaram a relaxar o isolamento social em alguns municípios, enquanto ainda vigora o decreto estadual.

A partir de 8 de maio, o governo estadual anunciará outras medidas à municípios que conseguirem boas taxas de isolamento e com isso, a partir do dia 11, as medidas de restrição afrouxadas. De acordo com o Plano São Paulo haverá uma classificação para as cidades em três estágios – verde, amarelo e vermelho – dependendo do número de casos, novos infectados, condições do sistema de saúde e avaliação do índice do isolamento.


Veja mais notícias sobre Coronavírus.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/