Sidebar Menu

​Covid-19: SP define centros que farão testes da vacina contra o coronavírus

Pesquisa clínica é coordenada pelo Instituto Butantan
João Doria fez o anuncio dos testes da vacina na tarde desta quarta-feira. (Foto: Divulgação /  Governo de SP)

O Governo do Estado de São Paulo anunciou na tardes desta quarta-feira (01), através de uma coletiva de imprensa, que a vacina contra o coronavírus será testada em São Paulo e em outros cinco estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal. 

O medicamento está sendo desenvolvido pela empresa chinesa Sinovac Biotech, em pareceria com Instituto Butantan, que coordena a pesquisa clinica.

A previsão para o começo dos testes é do próximo mês. Entretanto, o medicamento depende ainda da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que o governo espera acontecer até o fim dessa semana.

Para a população, o Governo Estadual estima que o medicamento esteja disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) até junho de 2021.

Segundo o governador João Doria (PSDB), a "Coronavac" (como o medicamento é chamado), será testada em nove mil voluntários no Brasil, em 12 centros de pesquisas nesses estados. Os critérios para a escolha dos candidatos serão apresentados na próxima semana.

Na Capital, os testes serão conduzidos pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Instituto de Infectologia Emílio Ribas e Hospital Israelita Albert Einstein.

Em outras regiões do Estado, estão envolvidas nesse projeto a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Hospital das Clínicas da Unicamp em Campinas, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e o Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Nos outros estados, os testes serão realizados na Universidade de Brasília (UnB); Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro; Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos da Universidade Federal de Minas Gerais; Hospital São Lucas da PUC do Rio Grande do Sul e Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Veja mais notícias sobre Coronavírus.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection