Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Covid-19: Governo Estadual muda critérios do Plano São Paulo

Logo Giro
Os  anúncios foram feitos na centésima coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (27) uma “recalibragem técnica” no Plano São Paulo, programa de retomada econômica e social estadual durante a pandemia do coronavírus. 

Nos novos critérios para uma região avançar da fase amarela para a verde, ela deve ter o percentual de ocupação de leitos entre 75% e 70%, além de permanecer por 28 dias consecutivos nesta etapa intermediária.

Segundo o Governo Estadual, as regras começam a valer a partir da próxima sexta (31). Anteriormente, só havia flexibilização com até 60% dos leitos de UTI de Covid-19 ocupados.

“O objetivo é aprimorar o plano para torná-lo mais eficiente e adequado à realidade que vivemos neste momento da pandemia”, afirmou o governador. “O Plano São Paulo é eficiente exatamente por ser uma ferramenta dinâmica, e não estática, de enfrentamento à pandemia. E por isso é reconhecido pelos mais renomados e respeitados cientistas”, acrescentou Doria.

Nestes novos critérios serão consideradas mudanças nas taxas de internações e óbitos por 100 mil pessoas. Os índices de internações terão que estar em 30% e 40%, e as mortes, no máximo, em 5%.

Segundo Doria, essa “recalibragem” vai garantir mais estabilidade no ajuste de fases e nas transições de regiões da fase amarela para a verde. Elas também ficam menos sujeitas a alterações de fases no Plano São Paulo.

“Essa calibragem técnica é para promover estabilidade e só fazer transições de fase no momento correto”, declarou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. “Esses fatores absolutos são indicadores que têm sido utilizados mundialmente e que, na discussão do Centro de Contingência, insistiu-se nessa ‘trava’ além das quatro semanas”, completou.

Os números do coronavírus, segundo o Governo Estadual, nesta segunda são:

  • 21.676 mortes, considerando o acréscimo de 70 mortos nas últimas 24 horas.
  • 487.654 casos desde o início da pandemia.

Receba nossas notícias em seu e-mail