Sidebar Menu

Covid-19: Governo Estadual muda critérios do Plano São Paulo

Novas mudanças da fase amarela para verde foram divulgadas
Os  anúncios foram feitos na centésima coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (27) uma "recalibragem técnica" no Plano São Paulo, programa de retomada econômica e social estadual durante a pandemia do coronavírus. 

Nos novos critérios para uma região avançar da fase amarela para a verde, ela deve ter o percentual de ocupação de leitos entre 75% e 70%, além de permanecer por 28 dias consecutivos nesta etapa intermediária.

Segundo o Governo Estadual, as regras começam a valer a partir da próxima sexta (31). Anteriormente, só havia flexibilização com até 60% dos leitos de UTI de Covid-19 ocupados.

"O objetivo é aprimorar o plano para torná-lo mais eficiente e adequado à realidade que vivemos neste momento da pandemia", afirmou o governador. "O Plano São Paulo é eficiente exatamente por ser uma ferramenta dinâmica, e não estática, de enfrentamento à pandemia. E por isso é reconhecido pelos mais renomados e respeitados cientistas", acrescentou Doria.

Nestes novos critérios serão consideradas mudanças nas taxas de internações e óbitos por 100 mil pessoas. Os índices de internações terão que estar em 30% e 40%, e as mortes, no máximo, em 5%.

Segundo Doria, essa "recalibragem" vai garantir mais estabilidade no ajuste de fases e nas transições de regiões da fase amarela para a verde. Elas também ficam menos sujeitas a alterações de fases no Plano São Paulo.

"Essa calibragem técnica é para promover estabilidade e só fazer transições de fase no momento correto", declarou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. "Esses fatores absolutos são indicadores que têm sido utilizados mundialmente e que, na discussão do Centro de Contingência, insistiu-se nessa 'trava' além das quatro semanas", completou.

Os números do coronavírus, segundo o Governo Estadual, nesta segunda são:

  • 21.676 mortes, considerando o acréscimo de 70 mortos nas últimas 24 horas.
  • 487.654 casos desde o início da pandemia.

Veja mais notícias sobre Coronavírus.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection