Sidebar Menu

Consultório na Rua distribui kits higiene para população em situação de Rua em Barueri

A ação acontece nos cinco territórios da cidade
Foto: divulgação / Prefeitura de Barueri
A equipe do Consultório na Rua começou nessa terça-feira (7) a distribuição de kits de higiene artesanais para a população em situação de rua. A produção dos produtos é realizada em parceira com a Oficina de Reciclagem do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Barueri. 

A equipe é formada por seis profissionais, que cobrem os cinco territórios pertencentes ao município, através de atendimentos e visitas semanais a praças e calçadas onde essa população costuma ficar. As entregas já se iniciaram e a principal proposta do projeto é levar a cada pessoa um kit de sabão individual e duas garrafas com água.

De acordo com a Prefeitura, outra estratégia de cuidado que vem sendo adotada nas rotinas de atendimento é a distribuição de copos descartáveis de café para inibir o compartilhamento da mesma garrafa, evitando a proliferação da Covid-19. 

A população em situação de rua compõe um perfil bastante vulnerável na pandemia, encontrando-se nos grupos de maior risco para doenças como tuberculose, sofrimento psíquico, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), doenças crônicas, além do consumo e da dependência por álcool e outras drogas.

"As autoridades de saúde alertam: mais importante do que o álcool em gel 70% é lavar bem as mãos, com água e sabão, por pelo menos 20 segundos. Os frascos se tornam uma espécie de torneira, o que individualiza o cuidado de higiene na lavagem das mãos. Entendemos que a preservação do autocuidado proporciona o cuidado coletivo, já que costumam ficar em grupo", detalha a terapeuta ocupacional Caty C. Fernandes Teodoro.

Veja mais notícias sobre Coronavírus.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection