Sidebar Menu

"A vacina do Butantan foi a que apresentou menor índice de efeitos adversos" diz Doria

Só 35% dos participantes do testes tiveram reações leves
O governador do estado de São Paulo, João Doria, estima entregar 46 milhões de doses da Coronavac até o início de 2021 (Foto: Divulgação/Governo do estado de SP)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na tarde da segunda-feira (19), que a vacina contra o coronavírus, CoronaVac é a mais eficaz entre os imunizantes que vem sendo testados no Brasil. O comunicado foi feito por meio de uma coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital. 

Segundo Doria, dos nove mil voluntários testados, apenas 35% tiveram alguma reação adversa leve como dores no local da aplicação ou dores de cabeça. De acordo o governo do estado, não houve qualquer registro de efeito colateral grave durante a testagem.

Entre as reações mais comuns nos participantes do estudo, após a primeira dose, foram dor no local da aplicação (19%) e dor de cabeça (15%). Na segunda dose, as reações adversas mais comuns foram dor no local da aplicação (19%), dor de cabeça (10%) e fadiga (4%). Febre baixa foi registrada em apenas 0,1% dos participantes e não há nenhum relato de reação adversa grave à vacina até o momento.

Segurança

"Os primeiros resultados dos estudos clínicos realizados no Brasil comprovam que, entre todas as vacinas testadas no país, a Coronavac é a mais segura. É, de fato, a vacina mais avançada neste momento", declarou o governador. 

Na segunda dose, as reações adversas mais comuns foram dor no local da aplicação (Foto: Divulgação/Instituto Butantan)

46 milhões de doses

Produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan, a CoronaVac tem previsão de ser distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2020. O estado estima entregar 46 milhões da vacina à população, sendo que seis milhões virão da China e 40 milhões serão produzidas no país. Outras 15 milhões de doses devem chegar até fevereiro de 2021.

Veja mais notícias sobre Coronavírus.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection