Sidebar Menu

Cotia: volta às aulas da rede municipal acontece só em 2021

Anúncio foi feito prefeito Rogério Franco; cidade está próxima da fase verde do Plano São Paulo
Rede privada e escolas do estado podem optar pelo retorno das aulas presenciais (Foto: Vagner Santos/PMC)

Na quinta-feira, 27, o prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), apresentou uma live acompanhado dos secretários de Saúde, Dr. Magno Sautner e Luciano Correia, da Educação, para abordar temas como a pandemia e o retorno das aulas presenciais. Franco abriu a live abordando o aumento de pessoas na rua após as medidas de flexibilização terem sido adotadas, mas alertou para os cuidados necessários em continuar seguindo os protocolos de segurança. "Uma parte do susto já passou. Cotia segue na fase amarela do Plano São Paulo, no entanto, estamos cada dia mais próximos da fase verde", enfatizou.

O prefeito também destacou os números de covid-19 na cidade. "Estamos com 4.121 casos confirmados, 177 óbitos, a menor taxa de letalidade da região por conta de nossas ações. Hoje, nossa equipe de desinfecção atua nos locais de aglomeração, o que tem ajudado muito no enfrentamento da pandemia", apontou.

Franco destacou que na rede municipal de saúde foram 3.849 pacientes recuperados, com taxa de recuperação de 93%. Segundo o prefeito, embora alguns municípios vizinhos já estejam desativando os hospitais de referência, Cotia irá manter o centro, que oferece 50 leitos no total, sendo que dez deles estão ocupados no momento - no pico da pandemia a cidade chegou a registra 30 leitos ocupados. "Podemos até diminuir a estrutura, mas enquanto puder deixar o hospital de campanha aberto para salvar vidas, eu deixarei. Até agora registramos 17.064 atendimentos no hospital, com 393 pacientes internados nesse período", ressaltou o prefeito.

Combate ao coronavírus
Durante a live, o secretário de Saúde, Dr. Magno Sautner, afirmou que a cidade "está conseguindo combater a covid-19 com excelência". De acordo com o secretário, a contaminados com a covid-19 está diminuindo. "Nós estamos na fase amarela, com uma tendência muito grande de passar para a fase verde. São três indicadores que demonstram isso: nas últimas duas semanas, por exemplo, a taxa de novos contaminados por 100 mil habitantes caiu, bem como a taxa de óbitos e o número de ocupação de leitos de UTI.", afirmou o secretário.

Aulas municipais somente em 2021
Mesmo com a apresentação dos números positivos, o prefeito Rogério Franco e o Secretário da Educação, Luciano Correia, afirmaram que, após consulta a órgãos técnicos e pesquisa com pais de alunos, a cidade não irá retornar às aulas presenciais da rede municipal neste ano. "Em Cotia as aulas continuarão suspensas presencialmente nas escolas municipais. Não vamos retomar as aulas por um simples motivo: preservar a vida de pessoas", afirmou o prefeito.

No entanto, Franco anunciou que as escolas particulares e as escolas estaduais poderão seguir as determinações do do governo do estado, desde que cumpram todos os protocolos sanitários exigidos pela Secretaria da Saúde Municipal. Para 2021, o secretário da Educação anunciou que no retorno às aulas, todas os alunos da rede municipal passarão por avaliação e adequação de ensino conforme suas necessidades. 

Rogério Franco, prefeito de Cotia, durante live (Foto: Divulgação/Reprodução Facebook)

Veja mais notícias sobre GeralMetrópole.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection