Sidebar Menu

​Vargem Grande Paulista, Jandira e Pirapora do Bom Jesus não têm leitos de UTI

Juntas, as três cidades têm 92 casos de coronavírus
Cidades tem outras alternativas para atendimentos (Agência Brasil)

As cidades de Pirapora do Bom Jesus, Vargem Grande Paulista não contam com Unidades de Terapia Intensiva (UTI). As três cidades somam 92 casos de Covid-19. 

Jandira tem 67 casos de Covid-19 confirmados. Destes, 57 já foram curados e 10 pacientes de coronavírus chegaram a óbito.

A cidade não tem leitos de UTI. Segundo a prefeitura há uma pactuação interfederativa de responsabilidades compartilhadas pelo SUS e para Jandira os leitos UTI são de responsabilidade estadual.

A administração municipal informou que foi criado o Centro de Combate ao Coronavírus (CCC) na cidade, com 10 leitos de clínica médica com respiradores para suporte a vida até a transferência do paciente para o hospital de referência.

O CCC tem capacidade de ampliação para mais 10 leitos se necessário. Há também 02 leitos de isolamento na UPA Jandira.

Pirapora do Bom Jesus tem população estimada em aproximadamente 19 mil habitantes e não dispõe de recursos para manter um Hospital Geral Regional. A cidade apresentou 16 casos confirmados de Covid-19, um dos menores índices da região. Não há registro de óbitos por coronavírus.

Segundo a prefeitura, os leitos de UTI são instalados em Hospitais Gerais que contam com médicos de várias especialidades e, principalmente, médicos intensivistas. Essa é uma realidade apenas de grandes municípios, com população superior a 100 mil habitantes.

Vargem Grande Paulista tem 9 casos confirmados e 3 óbitos por Covid-19. O município não tem hospital, portanto não conta com leitos de UTI.

A cidade tem apenas uma Unidade de Pronto Atendimento para atender casos de urgência/emergência, com leitos de internação de baixa e média complexidade dentro do PA.

Segundo a prefeitura, quando o paciente precisa ser transferido o contato é feito por uma central de regulação estadual (CROSS), que faz contato com os hospitais de todo o estado de SP, e o paciente é encaminhado ao hospital mais próximo que tiver vaga.

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection