URGENTE: Metrô de São Paulo entra em greve nesta quarta-feira (19)

Sindicato dos Metroviários reivindica reajuste de salário, vale refeição e vale alimentação, bem como o pagamento na participação nos resultados de 2019 e 2020; paralisação começa à 0h
Linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha, além da linha 15-prata do monotrilho devem sofrer coma paralisação nesta quarta-feira (19) (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Na luta por reajuste salarial, pagamento das PRs e contra a retirada de direitos, os metroviários decidiram entrar em greve a partir da 0h desta quarta-feira (19) em São Paulo. Nesta terça-feira (18), ocorreu a continuidade a Audiência de Conciliação no TRT, no entanto, conforme previsto pelo sindicato da categoria, se a empresa não apresentasse uma proposta condizente com o que estava sendo discutido, a paralisação seria inevitável.

Em comunicado, o Sindicato dos Metroviários afirma: "o Metrô tem de valorizar o serviço prestado por seus trabalhadores, que não pararam um dia sequer durante a pandemia. A desculpa do governador do estado de São Paulo, João Doria, para dar calote na categoria é uma grande mentira. Ele alega queda na arrecadação mas repassa dinheiro público aos bilionários do setor de transportes. A CCR, que já administra as Linhas 4 e 5 do metrô, agora também 'ganhou o leilão' de privatização das Linhas 8 e 9 da CPTM. Uma vergonha".

Em decorrência da falta de acordo, em assembleia realizada hoje, os metroviários decidiram que irão entrar em greve a partir da 0h desta quarta-feira (19). O sindicato reivindica reajuste salarial de 9,72% (reposição dos salários) e 29% como reposição de VR e VA - referentes a 2019 e 2020. Os funcionários também exigem o pagamento da PR (Participação nos Resultados) dos últimos dois anos.

Linhas afetadas
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a paralisação não deve afetar as linhas 4-amarela e 5-lilás, uma vez que são privatizadas. Já os usuários das linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha, além da linha 15-prata do monotrilho, devem enfrentar problemas no transporte ao longo desta quarta-feira. 

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 10 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/