​Seguindo a tendência de Barueri, Cajamar e Osasco, Jandira estuda criar seu próprio aplicativo para smartphones e tablets

Entre os principais serviços oferecidos nas plataformas da região, há o pedido de podas de árvores, agendamento de consultas e consulta à rotas e itinerários de ônibus
O "App Barueri" ecebeu o prêmio "As 100 + Inovadoras no Uso de TI" (Tecnologia da Informação), do evento IT Fórum Expo (Divulgação/Prefeitura de Barueri)

A tecnologia se tornou um item essencial no cotidiano dos brasileiros. Presente nos estudos, compras e na saúde, a ferramenta também se tornou crucial no serviço público. Para se aproximarem dos munícipes, prefeituras, secretarias e outros órgãos públicos estão utilizando aplicativos de smartphones e tablets para otimizar seus atendimentos.

Entre as cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), Barueri, Cajamar, Cotia, Osasco e Santana de Parnaíba possuem a aplicação. E agora Jandira também estuda oferecer o sistema aos moradores. A informação foi confirmada pela prefeitura à reportagem do Giro S/A.

De acordo com a administração municipal jandirense, o aplicativo irá reunir todos os serviços públicos oferecidos pela cidade.

Conheça mais sobre os serviços oferecidos nos aplicativos dos municípios da região. Até o fechamento desta matéria, Araçariguama, Vargem Grande Paulista, Carapicuíba e Pirapora do Bom Jesus não responderam com os dados solicitados.

Barueri

Disponível para os sistemas Android e iOS, Barueri possui o aplicativo "App Barueri". A tecnologia oferece acesso a diversos serviços das secretárias municipais. O "App Saúde Barueri",que dá acesso a marcação de consultas, vacinação, teste de covid, além de possibilitar a checagem de consultas e exames marcados e outros dados do histórico do paciente.

"Há também o 'Alô Barueri', que é um canal direto da Ouvidoria Municipal com o cidadão. Além disso, o 'App do Servidor', concentra todas as informações e serviços destinados ao funcionário público", explicou a administração municipal.

Em 2018, o "App Barueri" recebeu o prêmio "As 100 + Inovadoras no Uso de TI" (Tecnologia da Informação), do evento IT Fórum Expo. O evento reúne e avalia projetos de TI que trouxeram impactos nos negócios de empresas brasileiras e classifica os 100 que mais se destacaram. O município ficou em 37º lugar no ranking geral e em 2º lugar em sua categoria – Setor Público -, ficando à frente da Receita Federal, atrás apenas da prefeitura de São Paulo.

Na classificação geral, Barueri ficou à frente de gigantes como Bradesco (40ª posição), Dell (46ª) e CPFL Energia (68ª), por exemplo.


O app "Saúde Simples Cotia" unificou os agendamentos de consulta na cidade (Vagner Santos/Prefeitura de Cotia)

Cajamar

Lançado em abril de 2020, o "App Cajamar" também está disponível para os sistemas iOS e Android. De acordo com a administração municipal, a plataforma visa aproximar munícipes e a prefeitura, para facilitar o acesso e auxilio às pessoas que necessitam solicitar os serviços públicos municipais.

"Em apenas um ano e meio de funcionamento, o aplicativo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Modernização e Comunicação já ultrapassou a marca de um milhão de acessos e cerca de 4.500 usuários cadastrados. Todas as solicitações, denúncias e reivindicações de serviços são devidamente encaminhadas para a secretaria responsável dar andamento no pedido e, posteriormente, o munícipe recebe uma devolutiva com a solução do caso", explicou a administração municipal ao Giro S/A.

A aplicação incluir serviços de reparos na iluminação pública, pedidos de roçagem de áreas comuns, poda de árvores, manutenção de asfalto, denúncias ao Procon-SP , telefones úteis, acesso às notícias do município, mapa com a sinalização de obras que estão em execução na cidade, atualização dos casos de coronavírus, espaço para denúncias de maus tratos contra animais, cronograma de feiras livres e relação de cursos disponíveis para a população.

O aplicativo também traz em suas opções o "S.O.S Mulher", programa que interliga "Casa de Acolhimento da Mulher de Cajamar" à vítima de violência doméstica. Através dessa função, é possível acessar o 'Botão do Pânico' e o "WhatsApp da Mulher".

Cotia

Criado em dezembro do ano passado, o aplicativo "Saúde Simples Cotia", universalizou todos os agendamentos nas unidades básicas de saúde (UBS's). A plataforma digital também está disponível para os sistemas iOS e Android.

Por meio do "Conexão Saúde", qualquer morador que tenha cadastro em uma UBS pode marcar ou desmarcar consulta no sistema "Agenda Online". Além de acessar a disponibilidade de medicamentos na farmácia, agendamentos realizados e o histórico das últimas consultas.

O programa "Agenda Online" é idealizado pelas Secretarias de Saúde e de Gestão Estratégia e Inovação e foi lançado em junho de 2020, com a inauguração da UBS Mirizola. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Tellus, a empresa OM30, a Roche Farmacêutica do Brasil e o Instituto Beth Jacob Laffer. Para ligar todas as unidades, os locais passaram por manutenções nas redes de telefone e internet, além de receberem totens de autoatendimento.

Para acessar a agenda, basta o munícipe baixar o aplicativo "Saúde Simples Cotia". O sistema também pode ser acessado pelos sites da Prefeitura, em entrar em 'Secretaria de Saúde' e 'Agendamento SUS'.

Itapevi

O município de Itapevi não possui aplicativo. No entanto, a prefeitura informou a reportagem do Giro S/A que a cidade vem otimizando outros serviços e reduzir o impacto ambiental.

"No momento não há nenhum serviço oferecido por meio de aplicativos para smartphones. No entanto, a Prefeitura está em fase de licitação do projeto Itapevi Sem Papel, que tem como objetivo informatizar vários serviços, inclusive, garantir que estes sejam acessados por aplicativos em celulares", explicou a administração municipal por meio de nota.

Osasco

A cidade de Osasco possui diversos aplicativos que oferecem serviços desde denúncias até finanças. Em 2018, foi lançado para os sistemas iOS e Android plataforma digital "App 156 Osasco". No espaço, o munícipe consegue realizar solicitações de serviços, denúncias, acompanhar os pedidos, obter telefones ou localização de órgãos públicos, entre outros.

Em parceria com o governo federal, o Portal do Trabalhador oferece a aplicação "Sine Fácil". Os moradores podem consultar as vagas de emprego de acordo com o local de residência ou perfil profissional, agendar entrevista com empregadores e acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego.

Já a Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, desenvolveu o "Serel App" que está disponível nas plataformas Android e IOS via Progressive Web App (PWA) – sistema que transforma um site num aplicativo. No local, é possível ver onde fazer atividades físicas, quais unidades esportivas estão próximas da residência, ver notícias esportivas, entre outros.

Já a Secretaria de Planejamento e Gestão desenvolveu o "App Visão 360° Osasco". No espaço, é acompanhar todos os projetos e obras desenvolvida pela prefeitura.

"A Secretaria de Finanças disponibiliza o APP Nota Osasco, que possibilita a emissão de notas fiscais eletrônicas de serviço para os prestadores devidamente cadastrados no sistema ISS Web e autorizados a emitir NFe de serviços, além da pesquisa e visualização de notas fiscais emitidas por período, tomador ou intervalo de numeração das notas, geração de guia de recolhimento do ISS devido sobre as notas fiscais emitidas, entre outros serviços", explicou a prefeitura de Osasco ao Giro S/A.

Em parceria com as empresas Citta Mobi e Pró Data, a administração municipal desenvolveu o "Osasco Bus". Nele é possível ver rotas e itinerários das linhas municipais da cidade.

Santana de Parnaíba

O município de Santana de Parnaíba lançou em 2019, o aplicativo "e-Parnaíba". Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação, a plataforma oferece aos moradores a realização de solicitações de diversos serviços como poda de árvore ou mato, pedido de mudas de árvores (Disque Árvore), conserto de tampa de bueiro danificada, buracos na via, denúncia sobre descarte irregular de entulhos, além de fazer reclamações ou elogios sobre a qualidade do atendimento nas repartições públicas municipais.

O sistema está disponível para celulares Android e iOS. 

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 16 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/