Sabesp mantém tarifa social em comunidades de baixa renda até agosto
O governador João Doria (PSDB) anunciou, durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (1), que aceitou prorrogar a isenção da conta de água para famílias de baixa renda e vulnerabilidade social até o dia 15 de agosto.
Segundo a Sabesp, o benefício alcança mais de dois milhões de pessoas em todo o Estado.
Prevista para valer por três meses (abril, maio e junho), a medida foi estendida para 31 de julho e, agora, para 15 de agosto.
Entretanto, o Governo Estadual considerou também, que o ideal seria essa população não pagasse a conta neste período de crise.
Reajuste tarifário
Também nessa quarta, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) adiou a divulgação do aumento das contas de água e esgoto em todo o Estado.
As novas tabelas com as tarifárias vão ser divulgadas no dia 16 de julho e começam a valer depois de um mês, em 16 de agosto.
Geralmente, o reajuste tarifário feito pela Sabesp e outras companhias de saneamento básico é sempre anunciado em abril e começa a valer 30 dias depois, em maio.
Devido à pandemia do coronavírus, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) encaminhou ofícios à Arsesp pedindo o adiamento do reajuste.
Segundo a Arsep, o primeiro ajuste será de 2,49%.
De acordo com o órgão estadual, as postergações não sairão de graça. O novo valor que virá nas contas de agosto deste ano e maio de 2021.
Veja mais notícias sobre Metrópole.
Comentários: