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Rodovias paulistas: pedágios terão reajuste a partir do dia 1º de dezembro

Na região, a alteração nos valores cobrados ocorre nas praças administradas pelas concessionárias CCR ViaOeste e Rodonael Oeste
Rodovia Castello Branco, trecho Alphaville, em Barueri (Foto: Uelson Henkell/Giro S/A)

Após adiamento de quase seis meses, a partir da meia-noite da próxima terça-feira, 1º de dezembro, entra em vigor o reajuste das tarifas de pedágio das rodovias estaduais paulistas. Os valores foram publicados no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (20). A atualização da tarifa segue os critérios contratuais, com a correção de inflação pelo indicador econômico IPCA acumulado entre julho/2019 e junho/2020.

Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o reajuste deveria ter entrado em vigor em 1º de julho deste ano, conforme estabelecido em contrato de concessão válido para as rodovias das três primeiras etapas do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, no entanto, foi postergado em razão da pandemia da covid-19.

Na região, os reajustes ocorrem nas praças administradas pelas concessionárias CCR ViaOeste e Rodonael Oeste. Em Barueri (km 20), o valor da tarifa passa de R$ 4,40 e vai para R$ 4,50. O mesmo ocorre em Osasco (km 18), que também terá reajuste de R$ 4,40 para R$ 4,50. Em Itapevi (km 33), a tarifa de R$ 8,80 sobe para R$ 9. Já o trecho oeste do Rodoanel Mário Covas passa de R$ 2,10 para R$ 2,20. O reajuste é válido para carros, ônibus e caminhões.

A tabela completa com as tarifas que passarão a vigorar pode ser acessada no link abaixo: http://www.artesp.sp.gov.br/Style%20Library/extranet/rodovias/pedagios.aspx

Investimentos
Desde o início das concessões paulistas, a receita dos pedágios viabilizou mais de R$ 6,6 bilhões em investimentos em obras, manutenção e operação dos 11,2 mil quilômetros de rodovias paulistas sob concessão. Entre os serviços prestados pelas concessionárias, já foram realizados mais 809,5 mil de atendimentos aos usuários entre socorro médico e mecânico nas rodovias paulistas. Além disso, R$ 5,8 bilhões de repasse de ISSQN, imposto que incide sobre a tarifa de pedágio, foram repassados para prefeituras paulistas. Essa verba pode ser utilizada pelas administrações municipais para investimentos nas cidades. O Programa de Concessão também garante mais de 25 mil empregos por ano. 

Pandemia
Durante o período de isolamento social, as concessionárias de rodovias paulistas, por estarem classificadas como serviço essencial, mantiveram as atividades operacionais nas rodovias, como obras, serviços de manutenção, atendimento ao usuário e prestação de socorro, bem como estabeleceram um protocolo de apoio aos motoristas, especialmente os caminhoneiros com diversas iniciativas, como campanha de vacinação, distribuição de kits de higiene e alimentação. Esse trabalho foi importante para apoiar o abastecimento das cidades no período da quarentena. 

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