Sidebar Menu

Região padroniza restrições à circulação de veículos de carga

Secretário fala ao Podcast Giro S/A sobre tarifa de ônibus, zona azul e o novo acesso ao município pela rodovia Castelo Branco

Os 28 secretários de transportes de cidades da região metropolitana de São Paulo estão reunidos hoje em Osasco, para finalizar o texto de decreto a ser baixado em cada município, disciplinando horários e locais para a circulação de veículos de carga.

A minuta do documento foi apresentada por representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), e foi elaborada com base nas discussões dos secretários em outros três encontros. "Empresas e cidadãos não enxergam mais a grande região metropolitana como municípios separados uns dos outros. Não existem mais fronteiras e, portanto, devemos encarar esse espaço de forma unificada. Por isso, a padronização da legislação é muito importante", declarou o presidente do sindicato, Tayguara Helou.

Ouça o Podcast Giro S/A com entrevista do secretário de Transportes de Osasco, Carlos Piteri, sobre três temas importantes para a cidade: estacionamento rotativo, alças de acesso da rodovia Castelo Branco para o município e o embate na Justiça sobre a tarifa de ônibus das linhas municipais. 

A legislação coletiva considerou também o Decreto 10.661/12, em vigor em Osasco, que implantou na cidade um programa de restrição ao trânsito de veículos automotores pesados. "Estamos muito contentes com esse encontro na nossa cidade. Mesmo ainda tendo muitas dificuldades para fiscalizar efetivamente a circulação de caminhões, estamos certos de que soluções compartilhadas e integradas, otimizam resultados com custos menores", disse o prefeito Rogério Lins. 

De acordo com o SETCESP, a legislação em cada município deverá prever o mesmo prazo para vigorar as medidas, evitando que motoristas sejam surpreendidos ao transitarem entre as cidades.

Além da elaboração da lei a ser implantada, os secretários discutiram ainda sobre a utilização de tecnologia para a melhoria do trânsito na região, por meio de aplicativos criados em cada cidade.

Veja mais notícias sobre MetrópolePodcast.

Veja também: