​Programa "Mulheres de Peito" realiza mamografias gratuitas a partir desta quarta (8), em Osasco

Exames preventivos contra o câncer de mama serão feitos em carreta do governo estadual estacionada na avenida dos Autonomistas, em frente ao Shopping União
Espaço conta com mamógrafo, conversor de imagens analógicas em digitais, computadores, mobiliários e sanitários (Divulgação/Secom Osasco)
A cidade de Osasco recebe nesta quarta-feira (8), a Carreta da Mamografia. A ação faz parte do programa estadual "Mulheres de Peito", que realizará exames de prevenção contra o câncer de mama, e ficará instalada até o dia 18 de setembro, na avenida dos Autonomistas, em frente ao Shopping União.

No projeto, mulheres entre 50 e 69 anos podem realizar a avaliação sem a necessidade de pedido médico. Já as pacientes entre 35 a 49 anos devem apresentar a requisição médica, que pode ter sido emitida tanto pela rede pública – nas unidades básicas de saúde (UBS) – quanto particular.

O espaço conta com mamógrafo, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Há equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos. O serviço é feito em parceria pelo governo estadual com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi).

Exame é feito em parceria do governo estadual e Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Edson Lopes Jr/Governo de SP)

Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12, exceto feriados. Para os atendimentos são distribuídas 50 senhas por demanda espontânea para realização do exame no mesmo dia, de segunda a sexta. Já aos sábados são 25 senhas, das 8h às 12 horas.

As mulheres acima de 50 anos devem apresentar, no momento do exame, apenas RG e Cartão SUS. Além disso, as pacientes de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido médico, cartão SUS e RG.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.


Atendimento via telefone
Além do exame, o projeto "Mulheres de Peito" também oferecem atendimento gratuito por meio de uma central telefônica. Esta ação é destinada a mulheres com idade entre 50 a 69 anos, que estão há mais de dois anos sem realizar mamografias.
Para agendar, basta telefonar para 0800-779-0000. O agendamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste caso, os exames não são realizados nas carretas, e sim em um dos cerca de 200 serviços com mamógrafo do Serviço Único de Saúde (SUS) de São Paulo

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 28 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/