Sidebar Menu

Programa Estadual de Imunização inclui pessoas de 50 a 54 anos com deficiências e comorbidades

Vacinação contra a covid-19 desse grupo, que soma 865 mil pessoas em todo o estado, receberá a primeira dose a partir de 14 de maio
Vacinação segue em todo estado de São Paulo, com a inclusão de vários grupos (Divulgação / Governo do Estado de São Paulo)

Em coletiva realizada hoje (7) no Palácio dos Bandeirantes, o governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a inclusão de mais um grupo de pessoas no Programa Estadual de Imunização (PEI). São as pessoas com doenças preexistentes e deficiências permanentes na faixa de 50 a 54 anos. Esse grupo, que soma 865 mil pessoas, poderá receber a primeira dose já na próxima sexta-feira, dia 14 de maio.

Na segunda-feira (10), a primeira dose começará a ser aplicada em quem tem Síndrome de Down, pacientes em tratamento de hemodiálise (Terapia Renal Substitutiva) e transplantados que utilizam imunossupressores.

Já a partir de terça-feira (11) será a vez das gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com idade acima de 18 anos e com comorbidades e de quem tem deficiência permanente, entre 55 e 59 anos. Na quarta-feira (12) em diante, pessoas com comorbidades desta mesma faixa etária.

Importância da segunda dose

O Vacinômetro hoje passou dos 13 milhões de vacinados no estado, mas cerca de 400.958 pessoas que já receberam a primeira dose nos 645 municípios de São Paulo, ainda não completaram seu esquema vacinal, ou seja, não voltaram aos postos para receber a segunda dose. O total inclui 101.753 pessoas que tomaram a vacina da Fiocruz (Astrazeneca/Oxford) e outros 299.205 referentes à vacina do Butantan (Coronavac).

Os especialistas dizem que para estar imunizado é preciso tomar a segunda dose, lembrando que o intervalo de tempo ideal de aplicação entre doses (até 28 dias para a vacina do Butantan e até 12 semanas para a da Fiocruz).

Veja a lista de comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde:

Veja mais notícias sobre Metrópole.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/