Sidebar Menu

Produção de grãos em Cotia e Santana de Parnaíba ultrapassa 330 toneladas

Censo Agro aponta aumento do uso de agrotóxico em cidades pesquisadas no País.

Produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve chegar a 230,7 milhões de toneladas (FOTO: Agência Brasil)

Os municípios de Cotia e Santana de Parnaíba registram, juntos, uma produção de 330 toneladas de grãos. Apesar de fazer parte desse volume, a safra da segunda cidade é muito inferior à da primeira, que se destacou no Censo Agro do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com 326 toneladas de grãos.

De toda a sua produção, somente o plantio do milho em Cotia rendeu uma safra de 322,9 toneladas. As informações foram obtidas pela reportagem do Giro S/A Digital na base de dados desenvolvida pelo IBGE para atualizar o panorama dos pequenos produtores rurais em todo o país.

HECTARELOCAIS​SUPORTE (*)​FINANC (**)​LAVOURA (***)
​COTIA​1.835.119​183​142​158​105
​S.PARNAÍBA​828.190​21​7​20​5
(*) Número de produtores que não recebe assistência técnica
(**) Numero de produtores que não recorreu a financiamentos ou empréstimos.

(***) Número de lavoura temporária, cultivada de acordo com o clima ou estratégia do produtor. 
Fonte: Censo Agro 2017/IBGE

A segunda cultura de maior destaque entre os produtores das duas cidades é o plantio de mandioca, que teve uma produção de 34,7 toneladas em Cotia e 1,2 em Santana de Parnaíba.



Com o resultado do levantamento do IBGE, os governos do Estado, federal e prefeituras poderão ter acesso à informações detalhadas sobre o panorama do agronegócio nos municípios e a partir disso melhorar e criar políticas públicas adequadas à realidade de cada região.
 

Em Cotia, foram registrados 183 estabelecimentos agropecuários e em Santana de Parnaíba outros 21. Agora, o Poder Público terá um cenário atualizado das receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas como técnicas de produção e o uso de agrotóxicos.

O Censo Agro aponta que aumentou em mais de 20% o número de produtores rurais que utilizam agrotóxicos na lavoura. Em números absolutos, o número de estabelecimentos que usam este tipo de substâncias saltou de 1,39 milhões em 2006 para 1,68 milhões em 2017. Em Cotia, dos 183 estabelecimentos pesquisados, 118 utilizam agrotóxicos. Já em Santana de Parnaíba, dois dos 21 produtores utilizam.

Acesse as pesquisas completas dos municípios de Cotia e Santana de Parnaíba e outros da região na base de dados desenvolvida pelo IBGE para o Censo Agro 2017.

Município de Cotia


Município de Santana de Parnaíba

Veja mais notícias sobre EconomiaMetrópole.

Veja também: